market4u é uma gigante emergente do Brasil

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Última atualização em 24 de novembro de 2021 por market4u

O market4u é uma das 50 startups escolhidas pela KPMG para participar das primeiras turmas do Programa Emerging Giants no Brasil, que tem o intuito de apoiar empreendedores com destaque em suas jornadas de crescimento.  Ao todo, foram mapeadas 105 startups brasileiras. 

“Emerging Giant é o nome dado a uma startup que possui destaque não apenas no setor em que atua, como também participaram de rodadas relevantes de investimento e têm se consolidado no mercado. As que estão nesse nível geram receitas mais robustas e com elevado potencial de crescimento. Além disso, entendemos que as startups são muito mais que boas oportunidades de investimento, são empresas com o propósito de resolver problemas reais e o sucesso não depende somente do capital”, explica Diogo Garcia, sócio-diretor e líder do Programa Emerging Giants da KPMG no Brasil. 

Para o market4u, ser uma das startups escolhidas pela KPMG, para participar dessa imersão, prova, mais uma vez, que o modelo de negócio da rede – já validado e testado – vai de encontro à necessidade das pessoas, além de ser totalmente rentável e escalável. 

“Com a missão de levar mais comodidade à vida das pessoas, apostamos em tecnologia e honestidade. O nosso negócio deu tão certo que atingimos o nosso breaking even em apenas seis meses de operação; saímos de um quadro de cinco para 250 colaboradores. Hoje, o market4u já é a maior rede de mercados autônomos da América Latina, com quase 2 mil unidades espalhadas por 90 cidades de todas as regiões do Brasil. Então, ser escolhido por uma das maiores empresas de consultoria do mundo, a KPMG, vem coroar a nossa trajetória até aqui e, com certeza, norteará os próximos passos da nossa jornada, que está apenas no começo”.

Eduardo Cordova, CEO do market4u

Emerging Giants 

O programa Emerging Giants foi criado em 2018 pela revisão de uma outra iniciativa que a companhia desenvolvia desde 2014, o Innovative Startups. Além do Brasil, ele está ativo nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Japão, Itália e outros países.

As startups escolhidas participarão de mentorias com profissionais da KPMG de diferentes especialidades e setores com uma trilha de conteúdos exclusivos; conexão com outras Emerging Giants e com a KPMG para fomentar parcerias e negócios; participação em eventos exclusivos; prestação de serviços customizados sob demanda. 

O que é ser uma startup emerging Giant?

De acordo com a KPMG, emerging giant é uma startup com destaque não apenas no setor e mercado em que atua, mas também apresenta as características:

Time de gestão

Fundadores com histórico de alavancagem de negócio e/ou com êxito de um negócio inovador e disruptivo num setor similar; contar com um board renomado no mercado e com bons mentores. 

Product Market Fit

O produto deve resolver um problema real na indústria em que está se posicionando. Além disso, o problema a ser resolvido deve ser grande o suficiente que valha pena resolvê-lo e a tecnologia proposta realmente deve entregar uma solução. 

Funding e Valuation

Negócio que prometem passar por novas rodadas de funding; estratégia de exit clara – IPO/aquisição.

Tração

Startups na Série A ou B e que demonstrem relevante tração no negócio com clientes pagos (não necessariamente com lucro); startups com alto potencial de crescimento e de lucro, com modelo de negócio e pricing que façam sentido para o mercado e produto. 

Escalabilidade

A startup deve ter potencial para ser uma empresa global operando em diferentes territórios. Para isso, o produto precisa ser escalável. 

105 startups mapeadas 

Entre o total das 105 Emerging Giants no Brasil mapeadas pela KPMG, as FinTechs são a maioria, representando 27,6% do total de empresas com esse perfil. A vice-liderança é das AdTechs (12,4%), seguida por RetailTechs (10,5%), HealthTechs (5,7%), EdTechs (5,7%) e HRTechs (4,8%). No final da lista, estão InsurTechs (1%), GovTechs (1%), ConstruTechs (1%) e AutoTechs (1%). A região Sudeste do Brasil concentra 78,1% das Emerging Giants, seguida das regiões Sul (18,1%), Nordeste (1,9%) e Centro-Oeste (1,9%).

Juntas, elas já empregam mais de 15 mil pessoas. Mais de 40% têm entre 100 e 200 funcionários. Quase metade dos fundadores têm pós-graduação e/ou tiveram experiência acadêmica fora do Brasil e 47% têm ao menos um fundador que já empreendeu antes. Em média, cada startup com esse perfil recebeu 2,4 investimentos e, desde 2011, mais de US$ 1,3 bilhão já foi investido nas Emerging Giants com operação no Brasil.

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