Última atualização em 27 de junho de 2024 por market4u
Muito mais do que apenas um mercado dentro dos condomínios e empresas, o market4u tem como base de todo o negócio a tecnologia, que é própria. Essa é uma das razões pelas quais a Inteligência Artificial (IA) é utilizada na rede para levar benefícios aos franqueados e clientes.
Entenda neste post como o uso das ferramentas de IA são utilizadas e importantes aliadas em todos os processos do market4u.
Análise de dados
O market4u sendo uma empresa baseada em tecnologia, a maior vantagem é que geramos muita informação: dados sobre o abastecimento das lojas, sobre o momento de compra dos clientes, sobre o volume de compra dos clientes, sobre os produtos comprados por região, etc.
“Quando as empresas têm muita informação, um dos recursos que pode ser utilizado para processar essas informações de forma mais inteligente e assertiva é a inteligência artificial. E é isso que fazemos no market4u. Então, confira abaixo os três principais benefícios aos franqueados”.
Henrique Magalhães, diretor de Business Intelligence (B.I) do market4u
Precificação
Com mais de 500 franqueados dentro da rede, cada uma dessas operações têm um grupo de produtos específico, de acordo com a cidade onde o franqueado está situado, a região que ele atende e o bairro em que ele mora.
Além disso, constantemente sentimos a oscilação de preço dos produtos, e é importante que o franqueado consiga repassar essas alterações de valores em tempo real, para manter uma margem saudável, já que ela é um dos pilares da saudabilidade do negócio.
Mas o processo de precificação é complexo e analítico e nem todo mundo está apto a fazer isso de forma natural. Então, o market4u desenvolveu uma inteligência artificial capaz de realizar essa precificação de forma automatizada, sem esforço nenhum por parte do franqueado, como explica Henrique.
“Essa precificação automatizada não visa apenas a rentabilidade do franqueado, mas também visa o processo de compra otimizada para o cliente, ou seja, melhora a experiência do cliente. Essa IA identifica oportunidades de produtos em que o preço pode subir, porque acontece uma aceitação do público daquela loja, em relação ao aumento de preço. Da mesma forma, ela identifica produtos em que o preço precisa baixar para que o consumidor se sinta mais à vontade para comprar”.
Reconhecimento de furto
Além de automatizar o processo de precificação para os franqueados, o market4u desenvolveu uma IA de visão computacional, que é uma categoria dentro da inteligência artificial capaz de identificar objetos ou ações em vídeos.
Resumidamente, essa IA consegue identificar a retirada de produtos das gôndolas ou geladeira. “Dessa forma, conseguimos cruzar a informação com os dados do nosso aplicativo, para ver se houve uma compra naquele intervalo de tempo, e caso não tenha havido uma compra, ele gera um gatilho para a equipe de monitoramento e cobrança, que entra em contato com o cliente para entender a situação”.
Indicadores
Para avaliar os mais de 15 indicadores que criamos nesses quatro anos de existência do market4u – sim, são muitos: para medir a qualidade da margem, a qualidade da frequência do abastecimento, a qualidade do mix de produtos, etc -, criamos uma inteligência artificial específica.
Isso porque, todos esses indicadores medem a saúde de cada operação, no geral, mas são complexos para que o franqueado avalie sozinho, assim como a nossa equipe de suporte, por serem muitas unidades em todo o Brasil.
Com isso, essa IA avalia cada um dos indicadores e emite uma nota de saúde de cada indicador, gerando uma nota de saúde de cada uma das nossas mais de 2.100 lojas. Essa nota chamamos de health score.
“O grande diferencial dessa IA é que além de dar uma nota geral da operação, ela diz quais são os indicadores que estão causando a baixa da nota, e não apenas em tempo real, esse modelo prevê essa nota em até 6 meses no futuro. Com isso, podemos nos antecipar na resolução de problemas, criando um plano de ação e dando suporte a esse franqueado para melhorar a saudabilidade da operação dele”.
Novas IA’s para 2024
Com previsão de lançamento ainda para este ano, o market4u desenvolve mais algumas ferramentas baseadas em inteligência artificial, conforme conta o diretor de B.I. São elas:
IA com sugestão de mix para cada uma das lojas: tem o objetivo de aumentar o faturamento em cada uma das lojas do market4u em pelo menos 10% ou 15%, além de trazer vantagens no faturamento de novas lojas, que já iniciarão utilizando essa ferramenta.
Promoções: diminuir o churn de clientes, impactando-os com promoções certas, a fim de trazer ele de volta para a base.
“Como comentamos neste post, a grande vantagem e diferencial do market4u é que nós temos informação para alimentar a inteligência artificial, pois geramos dados desde o dia 1 do nosso negócio”.
Henrique Magalhães, diretor de Business Intelligence (B.I) do market4u
Então, se você está buscando um negócio tecnológico, que utiliza inteligência artificial para automatizar e melhorar processos e a experiência do cliente, o market4u é o melhor para você! Clique no banner abaixo e conheça os detalhes sobre a franquia ↓