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Última atualização em 1 de julho de 2020 por francine.santos

Atualizado em maio de 2022

“De certa forma, tudo que fizemos durante os últimos 20 anos nos preparou para isso”, afirma Eduardo Córdova, CEO da holding de empresas BioGrupo. Ele fala sobre o mais recente negócio do grupo, o market4u, uma empresa especializada em mercados autônomos instalados dentro de condomínios residenciais.

O crescimento acelerado da nova empresa, que em pouco mais de dois anos expandiu sua equipe de 4 para 250 colaboradores e tem alta projeção de faturamento até o final de 2021, chamou a atenção de investidores a nível nacional e levantou uma perspectiva que contrapõe a fragilidade com que as startups costumam ser enxergadas no mercado. 

Embora o conceito de startup tenha se naturalizado como um modelo de negócio experimental, muitas vezes com tempo de vida limitado, é comum que, com alguma frequência, uma nova empresa transcenda o arquétipo da inexperiência e consiga propor ideias inovadoras incorporando uma bagagem sólida de capacitação naquilo que se propõe a fazer.

No caso do market4u, a ideia dos mercados automatizados, ou mini markets, acabou se consolidando como uma junção de várias expertises já adquiridas pelo grupo de empreendedores ao longo de duas décadas. 

Essa longa experiência no mercado de empreendedorismo é justamente o que diferencia o market4u da maior parte das startups. O BioGrupo é uma holding com mais de 10 empresas atuando em setores diversos, incluindo contabilidade, cafés, postos de gasolina, escritório jurídico e agência de publicidade. Centenas de colaboradores fazem parte do time que atende cerca de 130 mil clientes por mês.

Quando a ideia do market4u finalmente saiu do papel, a equipe BioGrupo pode canalizar todo o conhecimento adquirido nas outras empresas para assegurar que a nova startup crescesse com segurança e assertividade. 

Além do CEO Eduardo, que antes da inauguração do market4u já liderava uma equipe de mais de 200 colaboradores, a startup é formada por outros especialistas cuja maturidade profissional ajuda a garantir o sucesso da empresa. É o caso, por exemplo, do CMO, Fernando Castellon, que conseguiu aplicar seus mais de 10 anos de experiência para solidificar o market4u como marca; e também de Edson de Paula, CTO, que também há 10 anos atua como gestor de tecnologia e desenvolvimento; departamentos essenciais para uma startup na área de inovação. 

Dois anos depois da primeira unidade instalada , a sensação que permeia entre os fundadores do market4u é de que todas as outras empresas do grupo foram, de alguma maneira, uma preparação para que pudessem adentrar com segurança no ramo dos mercados automatizados. Um dos destaques do BioGrupo, por exemplo, sempre foi a rede de postos de combustível BioPosto, que fez com que a equipe aprendesse tudo sobre franquias e lojas de conveniência – dois conhecimentos essenciais para a funcionalidade dos mini markets. 

Seguindo a mesma lógica, a Byke Station, outra startup do grupo que fez sucesso ao instalar vending machines com produtos para ciclistas disponíveis 24 horas por dia, ensinou à equipe os desafios do atendimento humanizado em sistemas automáticos e as melhores estratégias de vendas para beneficiar a comodidade e a segurança dos clientes. 

Os cafés FastCoffee, por sua vez, cumpriram um importante papel no desenvolvimento de processos de automatização para controlar a compra e o pagamento. Com a Fazenda Contabilidade, empresa antiga do grupo, um estudo profundo da legislação de todos os estados do Brasil forneceu as bases jurídicas que possibilitam o licenciamento da startup em território nacional, respeitando as particularidades previstas para cada região. Até mesmo um açougue já fez parte da história da holding, proporcionando uma imersão de 1 ano no mercado de carnes nobres – expertise que, agora, possibilita que o market4u ofereça carnes da melhor qualidade sempre armazenadas de forma fresca e limpa. 

De certa forma, a trajetória do BioGrupo se parece muito com um grande quebra-cabeça cuja imagem descoberta no final atende pelo nome de market4u. E assim, criada a partir de tanta experiência e de tanto conhecimento prático, essa startup de principiante não tem nada. Sua credibilidade vem sendo construída ao longo de 20 anos e hoje representa um investimento seguro para empreendedores de todo o Brasil.

Atualmente, são 2.000 unidades do mini market implantadas e uma projeção extraordinária que mira as 10 mil unidades unidades para 2023. E isso, é claro, deve ser só o começo. Confira:

https://market4u.com.br/como-chegaremos-a-dez-mil-unidades-do-market4u/

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