Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u
Apostar em um negócio que ofereça segurança é o que todas as pessoas que empreendem ou investem buscam, não é mesmo? Ainda mais depois do período de instabilidade econômica que o mundo inteiro passou e que abalou muitos negócios. A boa notícia, nesta volta à normalidade, é que as franquias cresceram 8,8% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, e mostram-se a melhor opção para quem deseja investir com segurança.
O dado é da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que coletou informações referentes ao período de janeiro a março de 2022. O índice de 8,8% de crescimento neste 1º trimestre significa uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões (em 2021) para R$ 43,380 bilhões (em 2022). Na comparação com o 1º tri de 2020, período anterior à pandemia, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%.
“Completamos quatro trimestres consecutivos de crescimento, o que consolida uma curva robusta de recuperação. Além da melhora do quadro econômico geral, a gradual retomada das atividades presenciais tem se refletido de forma positiva no setor, principalmente nas atividades mais associadas aos pontos físicos de venda e experiências, mas as vendas digitais continuam a apresentar bom desempenho também, mostrando que as lições da pandemia com a digitalização de canais e processos se mantém. Creio que estamos caminhando para um ambiente de negócios cada vez mais híbrido, com uma forte interligação entre on e offline, o que pode abrir novos caminhos para o setor”.
André Friedheim, presidente da ABF.
Alimentação entre os segmentos que mais faturam
A pesquisa realizada pela ABF também indicou que a alimentação (comércio de distribuição e foodservice) foi um dos setores que apresentou maior desempenho no faturamento, com 7% e 9,1%, respectivamente, de crescimento neste 1º trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.
Moda, saúde, beleza e bem-estar e casa e construção também são segmentos que apresentaram melhor desempenho de faturamento, com 13,5%, 13,4% e 9,3% de aumento.
Franchising cresce gradualmente e já se equivale a período pré-pandêmico
O faturamento das franquias nos últimos 12 meses também anima os empreendedores. Com uma variação de 13,9% e um faturamento que avançou de R$ 165,530 bilhões para R$ 188,568 bilhões – um patamar equivalente ao período pré-pandemia, o franchising apresenta o quarto trimestre consecutivo em alta. Confira a progressão do setor:
→ Em 2019, o faturamento das redes no país somou mais de R$ 186 bilhões.
→ Em 2020, esse crescimento acelerado foi pego de surpresa pela pandemia do novo coronavírus, mas mesmo assim, o setor faturou R$ 167.187 bilhões durante o período.
→ Em 2021, as franquias se restabeleceram quase que totalmente, faturando R$ 185.068 bilhões durante todo o ano, ultrapassando o número de unidades franqueadas de 2019, somando 170.999.
Franquias no Brasil devem faturar mais de R$ 200 bi em 2022
Para 2022, as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontam um faturamento total de R$ 201.724 bilhões. Com um aumento de 5% no número de redes e 7% no número de unidades.
Para o presidente da ABF, o retrato do novo franqueado no Brasil indica versatilidade e ampla abrangência do setor.
“Temos um amplo campo a ser explorado no Brasil, ainda mais com um mercado de trabalho em marcha lenta e uma forte cultura de empreendedorismo. Por outro lado, as redes devem investir em oferecer um suporte adequado a cada perfil e fazer uma seleção criteriosa de acordo com as necessidades de seus negócios”.
Esse “retrato do novo franqueado” diz respeito à mesma pesquisa, que indica um equilíbrio entre os grupos: empresário\investidor e o profissional\empreendedor.
Você também pensa em empreender e quer saber quais os passos para a aquisição de uma franquia? Dá uma olhada neste post, onde explicamos tudo!