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Franquia

Última atualização em 28 de abril de 2025 por francine.santos

A franquia de conveniência em condomínio residencial é um negócio que alia praticidade, inovação e superproximidade com o consumidor. Um modelo que vem crescendo no Brasil e se tornando cada vez mais atrativo para empreendedores que buscam um investimento de baixo custo e grande potencial de lucro.

Então, se você está de olho em tendências do varejo e quer entender melhor por que esse tipo de franquia, ou microfranquia, se tornou um dos negócios mais promissores do mercado, este post vai responder todas as suas dúvidas! 

O que é uma franquia de conveniência em condomínio?

Uma franquia de conveniência em condomínio residencial é uma loja autônoma que oferece aos moradores uma solução prática para alguma necessidade rotineira. 

Além dos mercados autônomos, que são os mais comuns nesses cenários, e  funcionam 24 horas por dia sem a necessidade de atendentes no local, pois os condôminos fazem suas compras de forma independente, outros segmentos também têm se destacado, como lavanderias, serviços de entrega e, até mesmo, pet shops. 

Lavanderias compartilhadas e autônomas: são espaços equipados com máquinas de lavar e secar de uso coletivo, permitindo que os moradores realizem suas lavagens de forma prática, econômica e totalmente sozinhos.

Armários inteligentes para serviços de entrega: são armários automatizados para recebimento de encomendas, facilitando a logística de entregas em condomínios, pois o morador pode retirar a sua encomenda no horário desejado, sem depender da portaria.

Pet shops e serviços de estética animal: esses espaços são dedicados ao cuidado com os animais de estimação, oferecendo desde banho e tosa até venda de produtos especializados. 

Mesmo em meio a uma variedade de opções, os minimercados autônomos continuam sendo o modelo mais procurado por empreendedores, devido à sua operação simplificada, baixo custo operacional e alta demanda por parte dos moradores.

Por que investir nesse tipo de franquia?

Além de seguir a tendência de consumo por praticidade e autonomia, as franquias de mercadinho em condomínio, como o market4u, são uma opção acessível, com baixo custo inicial e operação escalável. 

  • Investimento inicial acessível.
  • Modelo de negócio validado e premiado.
  • Operação simplificada, com gestão remota.
  • Retorno rápido e possibilidade de expansão com mais de uma unidade.
  • Alta demanda em grandes centros urbanos e cidades em crescimento.

O que analisar antes de investir em uma franquia de conveniência?

Antes de assinar o contrato e abrir as portas do seu negócio, é essencial fazer uma análise criteriosa da franquia, pois alguns pontos importantes merecem atenção especial. Confira! 

Suporte ao franqueado

Avalie se a marca oferece treinamento, tecnologia, suporte jurídico, marketing e acompanhamento na operação.

Reputação da marca

Pesquise a opinião de outros franqueados e verifique se a empresa tem selo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), um reconhecimento importante de excelência.

Estrutura de custos

Entenda todas as taxas envolvidas, como a taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda. Além disso, verifique a média de lucratividade e o tempo de retorno sobre o investimento.

Potencial de escalabilidade

Algumas franquias, como o market4u, permitem que o franqueado opere mais de uma loja com o mesmo contrato, o que acelera o retorno sobre o investimento. 

Qual o perfil ideal para esse tipo de franquia?

As franquias de conveniência em condomínio residencial, como os mercados autônomos, são negócios ideais para quem deseja empreender, mas não quer (ou não pode) se dedicar em tempo integral ao negócio. Também é indicado para quem já possui outras fontes de renda ou busca diversificação de portfólio com um negócio sólido e com suporte do franqueador.

Ter perfil organizacional, interesse em tecnologia e foco em resultados são diferenciais que fazem a diferença se a sua escolha for o market4u! 

market4u: a maior microfranquia do Brasil 

Se você quer investir em uma franquia de conveniência em condomínio residencial, o market4u é a principal referência do setor e a melhor opção deste e dos próximos anos. Isso porque, a rede foi reconhecida pela ABF como a maior microfranquia do Brasil em 2024 e 2025, recebendo o Selo de Excelência em Franchising por dois anos consecutivos também. 

O modelo é atrativo por oferecer muitos benefícios e vantagens frente a outros franqueadores do mesmo segmento. Entre eles: 

  • investimento inicial a partir de R$ 80 mil;
  • taxa de franquia permite abrir até 5 unidades, com foco em expansão;
  • operação automatizada, com app exclusivo e gestão inteligente de abastecimento;
  • o melhor e maior suporte do segmento, com mais de 250 colaboradores dedicados ao sucesso do franqueados;
  • mais de 2.200 lojas já inauguradas e faturando muito;
  • marca com reconhecimento nacional e alto investimento em publicidade. 

Com o market4u, você entra para um modelo de negócio validado, escalável e conectado às tendências de consumo do futuro. Já são mais de 700 franqueados em todo o país lucrando 24h por dia com nossos minimercados autônomos. 

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Perguntas frequentes 

Quanto custa uma franquia de mercadinho de condomínio?

Os valores podem variar conforme o franqueador, mas no caso do market4u, a maior microfranquia do Brasil, o investimento inicial parte de R$ 80 mil, sendo R$ 50 mil de taxa de franquia (válida para até 5 lojas) e R$ 30 mil para implantação da primeira unidade.

É permitido por lei abrir empresa em condomínio residencial?

Sim, desde que autorizado pela Convenção, Regimento Interno do Condomínio ou autorizado em assembleia. A instalação de lojas de conveniência autônomas segue regras específicas, e o franqueador auxilia o empreendedor em todas as etapas de aprovação junto à administração condominial.

Qual o lucro de um minimercado em condomínio?

A lucratividade depende de fatores como localização, número de moradores e gestão da unidade. Em média, o retorno sobre o investimento (ROI) ocorre a partir de 18 meses. A verdade é que franquias bem operadas podem gerar ganhos mensais consistentes, especialmente quando escaladas para mais de uma unidade.

Pode haver atividade comercial em condomínio residencial?

Sim, desde que a atividade não comprometa o sossego, a segurança e a salubridade do local. No caso das franquias autônomas, como não há circulação recorrente de terceiros nem atendimento físico, a aceitação tem sido bastante positiva entre os moradores e síndicos.

Um negócio moderno para quem pensa no futuro

A franquia de conveniência em condomínio residencial representa um modelo de negócio que une inovação, comodidade para os consumidores e oportunidade real de rentabilidade para os franqueados.

Com suporte especializado, tecnologia de ponta e um modelo testado em centenas de unidades pelo país, esse é o momento ideal para dar o primeiro passo e investir em um mercado em plena expansão. Então, se você quer saber mais sobre se tornar um franqueado do market4u, clique no banner e faça seu cadastro para receber o contato de um de nossos consultores! 

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