Categories
Franqueados, Franquia

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou Pesquisa Trimestral de Desempenho do 1º trimestre de 2024. Os dados apontam que o setor de franquias teve um crescimento de 19,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em números gerais, o faturamento do franchising passou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões. No acumulado de 12 meses, o setor cresceu 14,3%, deixando de faturar R$ 218,962 bilhões e passando a faturar R$ 250,367 bilhões.

“A taxa expressiva de crescimento das franquias no período reflete tanto a fortaleza do setor, que continua sua jornada de expansão e busca por eficiência e novos modelos de negócio, como eventos extraordinários”.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF

Sazonalidade

Ainda de acordo com a ABF, alguns eventos sazonais contribuíram para o desempenho do trimestre. Entre eles, o mês de fevereiro conta com um dia a mais e a Páscoa, que neste ano caiu no dia 31 de março – ainda primeiro trimestre.

Além disso, o cenário macroeconômico também foi fundamental para o desempenho do franchising, como a elevada taxa de ocupação, o PIB no 1º trimestre, a queda (ainda que lenta) da taxa SELIC e a inflação mais controlada.

Operações e empregos

Conforme a pesquisa realizada e divulgada pela ABF, o saldo de novas operações foi positivo: foram abertas 4,3% mais operações e encerradas 1,9%.

Em relação aos repasses, a estabilidade se manteve, com 0,8% contra 1,0% de 2023 (dados referentes às marcas respondentes).

A variação no primeiro trimestre de 2024 representou um acréscimo de 5.733 operações de franchising no país ante o mesmo período do ano passado, totalizando 190.144 operações (dado extrapolado para o mercado todo).

Em relação aos empregos diretos, o setor contabilizou 1.658.000, 4,9% a mais do que no mesmo período de 2023.

Mercados autônomos são destaque no franchising

Dentro do franchising todos os setores demonstraram alta, mas os segmentos de Alimentação (tanto Comércio e Distribuição, quanto Food Service) e Serviços e Outros Negócios, do qual os mercados autônomos fazem parte, foram os grandes destaques do 1º tri de 2024, com uma participação que saltou de 5,2% para 11,7%.

Para a ABF, “o crescimento do nicho de mercados autônomos, a expansão do número de operações no geral e ações de marketing foram outros fatores que apareceram na pesquisa e contribuíram [para os resultados positivos]”.

“O boom da localização Outros está muito associado ao crescimento de redes de conveniência, mini mercados autônomos, cafeterias, modelos compactos e microfranquias de forma geral, apontando mais uma vez a capacidade de reinvenção do setor não apenas em termos de formato, mas na disposição de desenvolver operações que vão aonde o consumidor está”.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF

market4u: a maior microfranquia do país

Neste cenário de crescimento e expansão, vale lembrar que o market4u é a maior microfranquia do país, recebendo esse título da própria ABF em 2024. Além disso, possui o Selo de Excelência em Franchising, que é concedido às marcas associadas à ABF que obtêm a mais alta pontuação na pesquisa realizada junto aos seus franqueados.

O market4u tem mais de 500 franqueados em todo o país e possui mais de 2.100 lojas de minimercados autônomos. Com uma tecnologia própria, que permite a compra inteligente, por parte dos clientes, e a gestão eficiente, por parte dos empreendedores que investem na marca.

Quer se tornar um franqueado também? Acesse ↓

banner site market4u para franqueados

Deixe um comentário

Categorias