Última atualização em 20 de setembro de 2024 por market4u
Nos últimos anos, as microfranquias despontaram como uma alternativa mais acessível aos empreendedores, o que pode ter gerado, em alguns momentos, dúvidas sobre a sustentabilidade desse modelo de negócio. Mas a boa notícia é que depois desse ‘boom’ de crescimento, elas se estabilizaram e se consolidaram no país, conforme mostra a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segmento em constante consolidação
O estudo realizado pela ABF no mês de maio de 2024, aponta que as microfranquias se estabilizaram depois de crescer 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, o que, junto a outros dados de maturidade, indica uma maior consolidação do segmento.
Ainda conforme o levantamento, o setor de microfranquias continua a receber novas redes, mas em ritmo menor, enquanto algumas marcas ultrapassam o teto e passam a se enquadrar como franquias tradicionais.
“Mais maduro e profissional, o segmento das microfranquias mostra uma movimentação muito interessante de marcas que nascem micro e avançam para o modelo tradicional, assim como marcas já consolidadas que passam a oferecer opções com investimentos mais baixos para atrair novos perfis de investidores e chegar a mercados menores, principalmente cidades do interior com menos de 200 ou 100 mil habitantes. Essa versatilidade, de forma geral, abre portas tanto para franqueadores como potenciais franqueados, indicando mais uma vez o caráter de inclusão empreendedora das microfranquias”.
Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF
Vale lembrar que são consideradas microfranquias as redes cujo valor máximo de investimento inicial seja três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante.
Tempo de operação e Selo de Excelência são fatores-chave
Essa consolidação e maturidade das microfranquias se dá por alguns motivos específicos, segundo a ABF. Entre eles, a perenidade das marcas, confirmada pelo tempo de operação, e o fato de algumas possuírem o Selo de Excelência da associação.
“80% das marcas contam com mais de três anos de operação, o que proporciona mais confiança ao investidor que deseja ingressar no sistema por meio de uma microfranquia. Soma-se a isso, o fato de que, do universo de marcas que possuem a modalidade de microfranquias, 19% possuem o selo de excelência”.
Bruno Arena, diretor de microfranquias da ABF
market4u é a maior microfranquia do país
No início do ano de 2024, o market4u recebeu da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o título de maior microfranquia do Brasil. Os resultados são um demonstrativo dos números do ano anterior, 2023, quando a rede cresceu cerca de 70% e registrou um aumento de 42% de variação positiva, alcançando um faturamento de R$ 170 milhões. Até o fim de 2024, Para 2024, a previsão é faturar R$ 340 milhões.
Para ingressar na rede, o investimento mínimo inicial é de R$ 80 mil para a abertura de uma loja (R$ 50 mil referente à taxa de franquia e os outros R$ 30 mil para os equipamentos e estoque inicial). Depois da primeira loja aberta, é essencial que o franqueado invista em mais unidades para obter uma lucratividade para que obtenha retorno sobre o investimento realizado, por isso a taxa de franquia dá direito à abertura de até cinco lojas.
Selo de Excelência em Franchising
Além de ser a maior microfranquia do Brasil, o market4u também recebeu da ABF o Selo de Excelência em Franchising (SEF) na categoria Pleno.
O SEF é concedido às marcas associadas à ABF que obtêm a mais alta pontuação na pesquisa realizada junto aos seus franqueados. Esta pesquisa avalia diversos aspectos relacionados ao suporte oferecido pela marca aos franqueados, desde o processo de seleção inicial até o suporte contínuo, incluindo fornecimento de insumos, treinamentos, comunicação, retorno sobre o investimento (ROI) e outros fatores.
Atualmente, o market4u possui mais de 2.100 lojas e cerca de 600 franqueados em todo o país. A meta é finalizar 2024 ainda maior: chegar a 4 mil unidades. Quer fazer parte dessa revolução do varejo com a gente? Clique no banner abaixo e saiba mais!