Categories
Colaboradores

Última atualização em 28 de outubro de 2024 por market4u

Eduardo Palu de Cordova é CEO do market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina e maior microfranquia do Brasil, mas o que poucos sabem é que sua vida profissional não se limita a isso, tem muitas histórias por trás. E é sobre essa trajetória que vamos falar neste post! 

“Acredito no trabalho como o maior agente de transformação da história da humanidade. Aprendi, desde cedo, que o trabalhador é muito mais do que o trabalho que executa, e enxergo que o verdadeiro propósito de uma empresa é transformar lugares e pessoas, contribuindo para um mundo melhor”.

Eduardo Cordova, CEO do market4u

Com esse pensamento, Edu deu início à sua jornada profissional atuando na Fazenda Contabilidade, fundada pelo seu pai Onildo Córdova, ainda muito jovem. Na oportunidade, passou pelos setores de Recursos Humanos (RH), Financeiro e Fiscal. Uma experiência que, segundo ele, lhe fez assumir diversas responsabilidades e o permitiu estabelecer parcerias com clientes de todas as áreas. 

Empreendedorismo que vem de família 

Ao crescer em um ambiente onde negócios era um tema recorrente e contar com o exemplo do pai, que fundou em 1975 a Fazenda Contabilidade, uma s das primeiras empresas de Fazenda Rio Grande, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, Eduardo descobriu que o empreendedorismo também estava intrínseco à sua identidade. 

“Aos 18 anos, assumi o desafio de empreender e passei a investir em empresas no setor de postos de combustível, ganhando o prêmio de Operador Mais Jovem do Brasil com a gestão do BioPosto. Em 2013, fui um dos fundadores do BioGrupo, uma holding para investir em outras empresas movidas por valores como desenvolvimento de talentos e gestão humanizada”. 

Novos segmentos e descobertas  

Buscando novos segmentos estratégicos, em 2015 Eduardo Cordova se tornou sócio da Motion Publicidade e mergulhou no mundo do marketing, assumindo a gestão da empresa durante os anos de 2016 e 2017. 

No ano seguinte, 2018, ele fundava a primeira startup do BioGrupo, a Byke Station, uma rede de vending machines para ciclistas que acabou sendo selecionada entre alguns dos mais importantes programas de startups, como a Oxigênio Aceleradora e vencedora do Rocket Startup.

“Com a visibilidade da marca, muitos condomínios solicitaram a instalação das máquinas da Byke Station em suas áreas comuns. Veio então a ideia de criar um minimercado para condomínios, projeto chamado de market4u”. 

Eduardo Cordova

Nos anos seguintes, Eduardo passou passei a a atuar como conselheiro de mais de 20 empresas do BioGrupo, entre elas: Fazenda Carnes Nobres, Tech Bio, Córdova Advogados, BioBaby e market4u. Também se tornou me tornei sócio e diretor da Fazenda Contabilidade, onde antes havia iniciado minha jornada profissional, conseguindo dobrar o faturamento da empresa por meio da expertise conquistada no campo do marketing.

market4u torna-se a maior rede de mercados autônomos do Brasil

Viabilizado em 2019, o market4u inaugurou sua primeira loja em 2020 e, em menos de um ano, tornou-se a maior rede de mercados autônomos e inteligentes do Brasil. Hoje, depois de quatro anos, conta com mais de 2.2100 unidades espalhadas por todas as regiões do país, em sua maioria, administradas pelos franqueados da rede, que já passam de 6500. 

Atualmente, Cordova atua como CEO do BioGrupo e como CEO e planejamento estratégico no Market4u. 

“Eu acredito que o market4u é o resultado da soma de todas as minhas experiências. Mais do que administrar negócios, minha missão é detectar e desenvolver talentos, percebendo as habilidades de cada um e potencializando-as dentro de um propósito comum à equipe. Isso está no DNA de tudo que eu faço”. 

LinkedIn Top Voice, Rocket Startups, Emerging Giants e Scale-Up Endeavor

Em 2023, Eduardo Cordova foi reconhecido como personalidade do empreendedorismo e, por isso, convidado para fazer parte do  grupo global de especialistas no LinkedIn, o Top Voice, contribuindo com conteúdos valiosos e relevantes para a plataforma e seus usuários. Vale lembrar que os Top Voices são examinados para garantir que atendam a altos padrões de confiança.

Como já citamos anteriormente, Edu foi vencedor do Rocket Startups, um reality da RPC que reúne empreendedores para demonstrarem seus produtos e serviços e terem a chance de serem escolhidas por mentores. A primeira vez foi com a Byke Station, já a segunda vez foi com o market4u, quando ele e seu sócio, Sandro Wuicik, mostraram toda a força da rede ao se tornarem campeões na Órbita Varejo.

Outro programa que reconheceu todo o esforço e capacidade empreendedora de Eduardo, por meio do sucesso do market4u, foi o Emerging Giants, uma iniciativa criada para apoiar startups com jornadas de crescimento acelerado.

Além disso, ele e Sandro foram selecionados duas vezes para Scale-Up Endeavor, um programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil. 

Mas não foi só isso, eles também fizeram parte do Scale-Up Endeavor Outliers, que seleciona as scale-ups que mais se destacam entre todas as aceleradas no programa Scale-Up Endeavor.

Equilíbrio entre profissional e pessoal 

Casado com a Juliana e pai de três filhos, Edu preza pela família e pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Tanto que ele não abre mão de cuidar da saúde. Praticar exercícios físicos é um dos compromissos da agenda, mantendo uma rotina que o mantém preparado para todos os desafios, como o de ironman, que já concluiu também ao lado do sócio, Sandro. 

Quer conhecer mais sobre a história do Eduardo e seguir os conteúdos produzidos por ele sobre empreendedorismo e o futuro do varejo? Siga-o nas redes sociais:

https://www.linkedin.com/in/eduardopcordova/
https://instagram.com/eduardopcordova/

Deixe um comentário

Categorias