Blog Dicas Franquia

Pensando em empreender? Confira nossas dicas para abrir um negócio

No último ano, o Brasil vem passando por um momento delicado, de instabilidade financeira, para a maioria das pessoas. Com isso, a taxa de desemprego subiu e a vontade do brasileiro de empreender foi aguçada. Por esta razão, preparamos algumas dicas para abrir um negócio e conquistar independência financeira. 

Planeje 

O processo de planejamento deve ser o pontapé inicial de todo negócio. Nessa etapa, especialistas sugerem a elaboração de um plano de negócio, onde você vai ‘colocar as ideias no papel’, mas ainda sem falar de custos, despesas ou aspectos técnicos da legislação. O planejamento servirá para estruturar a sua ideia inicial, repensando sobre a viabilidade do seu negócio para a sua vida e no meio em que você vive. 

Pesquise o mercado 

E quando pensamos na viabilidade de um negócio, é importante que o empreendedor faça muitas pesquisas de mercado. Elas são cruciais para decidir se o negócio que está na sua mente realmente tem futuro ou não. 

Uma pesquisa de mercado visa gerar informações para melhor atender certo ramo. Qual o seu campo de atuação? Quem serão os seus clientes? Por que eles precisam do seu produto ou serviço? Qual a sua concorrência? Essas são algumas perguntas que você precisa saber responder depois de realizar a sua pesquisa de mercado. 

Escolha o local ideal 

Se a sua ideia depende de uma estrutura física para ser colocada em prática, escolha esse local com calma. Primeiro, pense na localização, que vai depender do seu nicho, se for um comércio de produtos diversos, por exemplo, deve estar numa região com grande fluxo de pessoas. Leve em consideração também o seu público-alvo, se são assalariados de classe média baixa, por exemplo, instalar a sua loja em um bairro de alto padrão não será o ideal.

Depois de escolher a região, se atente às características do imóvel que você precisa. Qual o tamanho? Se você vai apenas receber clientes nele ou abrigar a sua equipe administrativa também. Resposta de perguntas como essa o farão analisar qual a propriedade ideal para o seu negócio. 

Faça um plano de negócio 

O plano de negócios é a etapa que o empreendedor irá detalhar passo a passo a construção do negócio. Nele devem conter os planejamentos de finanças, pessoal, marketing e todos os outros setores que envolvem os seus processos. 

Nas finanças, por exemplo, é importante documentar quanto será seu investimento inicial, quanto vai te custar a primeira remessa de matéria-prima, qual sua previsão de retorno e de lucro para o primeiro ano, segundo ano e assim por diante. Documente também qual será a equipe necessária para alcançar essas metas e qual o custo você terá com essas pessoas.  Pensar na construção da sua marca, por meio de ações de marketing também é algo essencial, então defina qual será o valor destinado a isso e contrate os melhores profissionais. 

Know-how

Ao escolher sua equipe de trabalho, se cerque de profissionais capacitados, que tenham conhecimento do setor, de normas técnicas e experiência. Isso será primordial para o bom desempenho dos seus negócios e garantirá uma boa troca de experiências, além de muito conhecimento. 

Seja realista 

Esse é o momento que o futuro empreendedor precisa deixar a emoção de lado e pesar todas as possibilidades da sua ideia dar certo ou não. Analise todos os fatores listados acima, compare, faça balanços, contas, converse com pessoas de sua confiança e pessoas mais experientes. Acredite, ouvi-las pode te salvar de um grande erro ou te levar ao sucesso. 

Agora que você já conhece os passos para abrir um negócio, o que acha de conhecer a franquia do market4u e se tornar um franqueado da maior rede de mercados autônomos da América Latina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.