Categories
Depoimentos

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

Por Eduardo Cordova – CEO market4u

Quando eu e meus sócios começamos a dizer às pessoas que estávamos planejando inaugurar um honest market no Brasil, ouvimos todo o tipo de comentário negativo sobre as formas como nossa proposta poderia dar errado. O honest market, afinal, é um mercado baseado na confiança: os produtos ficam disponíveis em prateleiras e o pagamento é feito pelo aplicativo do próprio cliente, sem que haja a presença de um funcionário fiscalizando o processo. No Brasil, não são muitas as empresas que arriscam este tipo de estratégia – existe uma lenda urbana que diz que o povo aqui é malandro, e que sempre dá um  jeitinho de burlar o sistema. Decidimos que estava na hora de provar o contrário; e mais do que isso, estava na hora de fazer parte da criação de uma nova cultura brasileira.

A boa notícia é que todos os meses, quando analisamos os números do market4u, comprovamos que estávamos certos em apostar na confiança com nossos clientes. Os resultados têm sido surpreendentes – uma diferença de menos de 3% no fluxo de pagamentos -, e quando conversamos com nossos licenciados em diversos estados do país, ouvimos uma onda de elogios sobre a eficiência do processo baseado na honestidade. Mesmo durante este período que estamos enfrentando, com tantas dificuldades financeiras, os casos de desonestidade são exceções que pouco significam em comparação a tantos clientes comprometidos com a funcionalidade do minimarket. 

Atualmente, entre todos os prédios com instalações do market4u, apenas 10% utilizam o sistema completo de segurança que desenvolvemos inicialmente para prever furtos e outras complicações. Com tantas notícias ruins a todo momento, acreditamos que seja mais importante do que nunca trazer à tona casos que refletem a consolidação de uma cultura capaz de promover segurança, coletividade e otimismo. 

A conclusão que tiramos disso só reforça algo que nós, do BioGrupo, já sabíamos há muito tempo: um voto de confiança é capaz de promover honestidade nos mais diversos ambientes e nas mais distintas situações. Partir do princípio de que as pessoas são desonestas não leva a nada, e certamente não colabora para promover mudanças. Confiamos nos clientes do market4u assim como confiamos em nossos colaboradores e licenciados, promovendo autonomia e incentivando a criação de um mundo mais honesto. Esta é a nossa missão, e é desta forma que vamos continuar crescendo.

Deixe um comentário

Categorias