Última atualização em 19 de setembro de 2024 por market4u
Empreender é uma jornada emocionante e desafiadora, não é mesmo? Principalmente se você está começando e ainda se familiarizando com esse negócio de ‘ser o seu próprio chefe’ e dar vida às suas ideias. Para te ajudar, neste post trazemos 4 dicas do nosso CEO, Eduardo Cordova, de como obter sucesso no empreendedorismo.
É claro que não existe um manual exclusivo e único para o sucesso, mas há princípios e estratégias que podem ajudar a direcionar seus esforços e maximizar suas chances em um país onde quatro empresas fecham a cada minuto, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal. Acompanhe!
Estude sobre o negócio que vai abrir
Conhecer sobre o mercado e sobre as particularidades do segmento é um dos pontos essenciais para o sucesso. Um estudo recente do Sebrae alertou que, entre as empresas fechadas, a maioria dos empreendedores tinha menor conhecimento/experiência anterior no ramo de atuação.
“As chances de êxito aumentam conforme o empreendedor conhece o modelo de negócio antes de investir, entende os pontos fortes, os pontos de atenção e os concorrentes. Desta forma, é fundamental pesquisar, estudar, conversar com outros players e fazer benchmark”.
Eduardo Cordova, CEO do market4u
Salve e execute suas ideias
Conforme o CEO do market4u, muitas vezes, a chave para o sucesso está em uma nova ideia e por isso, aconselha:
“Quando a mente entrar em flow, anote todas as ideias que vão surgindo. Pode ser em um papel ou nas notas do celular. Depois, coloque-as em ordem de prioridade e comece pelo urgente, ignorando o resto. Conforme for riscando as tarefas da lista, reveja as prioridades e dê sequência repetindo o processo. Esse plano de ação tira a sobrecarga da mente e também evita a procrastinação, pois, por meio dele, tem-se conhecimento sobre as tarefas nas quais deve-se concentrar, de modo que facilita a conclusão de cada uma”.
Ofereça diferenciais
De acordo com o estudo Anuário do Gestor: CX Trends 2024, 30% dos clientes brasileiros preferem optar por uma marca que ofereça boa experiência, mesmo precisando pagar a mais por isso. Neste cenário, ele alerta que para ter os clientes em mãos, é necessário ter um diferencial claro perante a concorrência e proporcionar jornadas excelentes.
“Não ter um diferencial determinado, faz com que o negócio seja sempre balizado pelo menor preço e, hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se destacar ao ponto de o cliente procurar diretamente a sua loja ou seu site sempre que precisar”, lembra Eduardo Cordova.
Saiba onde você está e onde quer chegar
Para finalizar, ele ressalta que tão importante quanto saber onde se deseja chegar, é saber onde está.
“Todo GPS, para poder calcular uma rota, precisa saber de onde está saindo e para onde vai. Nos negócios, não é diferente e, por isso, recomendo a criação de uma linha do tempo, que começa junto com a fundação da empresa, revela os grandes marcos da corporação e as conquistas que a mesma almeja alcançar futuramente. Desta forma, o empreendedor consegue manter-se sempre focado e bem-direcionado”.
Agora que você já pegou essas dicas valiosas para obter sucesso no empreendedorismo, o que acha de saber mais sobre as microfranquias e saber como empreender com a maior microfranquia do país? Acesse 👇