Última atualização em 12 de março de 2024 por market4u
Para um bom relacionamento entre síndico e moradores a comunicação é essencial. Ela precisa ser eficiente, clara e constante, para que não ocorram mal entendidos ou conflitos entre os condôminos e o gestor do condomínio.
Isso porque, os condôminos precisam entender tudo que acontece onde moram ou trabalham, ao mesmo tempo que o síndico precisa ouvir os seus anseios, desejos e esclarecer suas dúvidas.
A boa comunicação vem de encontro com a importância de uma gestão condominial transparente e participativa, que não deixe brecha para reclamações ou suspeitas de uma má administração.
Mas como manter essa comunicação eficiente no condomínio? É isso que vamos te ensinar agora!
Realize assembleias periódicas
As assembleias são reuniões realizadas com a presença de todos os envolvidos no condomínio e a maneira mais formal de atualizar a todos sobre tudo que está acontecendo no local. Nesses encontros, também são colocados em votação assuntos importantes pertinentes ao condomínio, por isso, é fundamental que eles sejam realizados periodicamente e que todas as decisões que interferirem na vida dos moradores sejam tomadas em conjunto.
Dessa maneira, não haverá espaço para reclamações e, até mesmo, qualquer incômodo judicial, uma vez que o síndico segue todas as regras condominiais, deixando os condôminos a par de tudo que acontece, bem como responsáveis pelas decisões.
Utilize meios digitais
Em pleno século 21, onde todas as pessoas fazem uso da tecnologia, é inadmissível que um condomínio não adote meios digitais como uma das formas de comunicação. Mensagens via SMS e aplicativos de conversa devem fazer parte da rotina de síndico e moradores. Se for necessário, um horário para esse tipo de comunicação pode ser definido, mas o que não pode acontecer é que esse meio não exista.
Além disso, o e-mail, um meio digital mais formal que as mensagens, também deve ser usado para que os condôminos recebem os avisos e comunicados, assim como as convocações para as assembleias.
Utilize os espaços comuns do condomínio
Mas, mesmo vivendo em um mundo digital, devemos lembrar que nem sempre todos os condôminos fazem uso de todas as tecnologias; isso pode acontecer com o caso de pessoas mais idosas, por exemplo. Então, é importante que o síndico utilize os espaços comuns do condomínio para colar cartazes, com comunicados.
É importante lembrar que a linguagem utilizada deve ser sempre clara, concisa e de fácil entendimento a todos.
Distribua materiais off
Além de utilizar os espaços comuns para deixar comunicados e convocações expostos, a administração do condomínio pode distribuir panfletos nos apartamentos ou na caixa de correspondência de cada morador, a fim de informar, convocar ou exortar sobre determinado assunto.
Trabalhe com um local para reclamação e sugestão
Uma boa tática que o síndico pode adotar para manter a comunicação eficiente e sempre viva no condomínio, pensando no bem-estar de todos e numa gestão condominial realmente eficiente, é um local exclusivo para que os moradores deixem, mesmo que de forma anônima, sua sugestão ou reclamação.
Uma dica é deixar uma caixa na portaria, por exemplo, onde os condôminos escreveriam suas queixas que, posteriormente, seriam analisadas pelo síndico e, se necessário, debatidas em assembleia.
Gostou das nossas dicas sobre como manter uma comunicação eficiente entre síndico e moradores? Aqui neste post temos mais dicas sobre a vida no condomínio. Confira!