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Última atualização em 13 de abril de 2023 por francine.santos

Após dois anos de cenários sociais e econômicos abalados com a pandemia, a hora da retomada exige planejamento e revisão de estratégias para atrair e reter clientes no varejo.  

Diante do atual contexto do setor supermercadista, quatro modelos de negócios atuais se completam: os mercados de vizinhança têm importante papel social nas relações humanas, já os grandes mercados atendem a um importante demanda cotidiana, os mercados autônomos dentro de condomínios e empresas oferecem comodidade, e o e-commerce, que entrou no costume de consumo dos brasileiros na pandemia, traz praticidade e agilidade. Todos esses formatos são necessários para o comércio, sem um extinguir o outro.

Especialista em comportamento do consumidor, Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, apresenta dicas para usar as novas tendências de consumo a favor do varejo, seja em qual modelo for. Segundo ela, cerca de 60% do resultado de sucesso de um estabelecimento está ligado a um mix de produtos adequado. Isso faz a diferença no caixa, nas vendas e na atração e retenção do cliente. 

A definição do sortimento passa pelo propósito do estabelecimento, pelo público, pela loja e pelo papel e estratégia da categoria. Neste sentido, o cliente deve estar no centro das atenções: o público está atento a novos valores de diversidade e práticas sociais, atitudes e comportamentos.

As lojas físicas se mantêm relevantes pois 80% da conversão de vendas está relacionada com a exposição adequada do mix de produtos, e o caminho para um mix eficaz passa necessariamente pelas soluções para o cliente. 

Geração de dados e humanização

Mais de 90% das empresas ainda falham nas estratégias de dados por julgarem que é apenas uma questão de tecnologia. Se o empresário não sabe quais perguntas fazer, as respostas também não irão atendê-lo adequadamente. Com informações ricas e feeling, chegam-se nas decisões acertadas para definição de mix e serviços. 

Nenhuma tecnologia é mais eficiente que a escuta inteligente dos profissionais que estão na linha de frente com os clientes, pois muitos desses feedbacks são soluções e incremento para o atendimento. Neste sentido, as dicas são criar campanhas que deem voz aos colaboradores para encurtar os processos, e difundir uma cultura de valorização tanto dos clientes internos quanto externos com foco no encantamento, único caminho para a fidelização. 

Experiência do cliente 

Hoje em dia, muito se fala sobre experiência do cliente ou uma experiência satisfatória ao cliente. E a verdade é que grande parte dessa satisfação do cliente em fazer uma compra no seu varejo, ou no seu supermercado, se deve ao atendimento, ou seja, a forma com que ele é tratado conta, e muito. 

Para alcançar um atendimento de excelência, é preciso encantar, primeiro, os colaboradores, afinal, são eles que terão contato direto com os clientes no dia a dia. Para isso, os colaboradores precisam ser treinados e motivados constantemente por meio de reconhecimentos e bonificações. Ele precisa ser encantado pela empresa, pela marca, pelos valores e pelos produtos. Só assim, ele será capaz de encantar e fidelizar clientes. 

Esses são os pontos que merecem atenção no seu supermercado se a sua intenção for atrair e reter clientes. Então, fique atento às suas lojas e implemente as ações que forem necessárias!

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