Com a popularidade do ChatGPT, muito tem se falado sobre essas tecnologias e inteligências e os seus benefícios à população. No mundo condominial não é diferente, por isso, neste post você vai entender como a Inteligência Artificial (IA) pode facilitar atividades dos síndicos e melhorar a vida dos condôminos.
Antes de pontuarmos todos esses benefícios e vantagens, é importante lembrar que a IA é muito mais que uma ferramenta que produz textos ou imagens a partir de perguntas e comandos. A verdade é que a Inteligência Artificial está presente em muitos outros momentos do dia a dia, desde assistentes pessoais em smartphones até a sua aplicação em veículos autônomos, por exemplo.
O que é Inteligência Artificial (IA)?
Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se dedica ao estudo e desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de realizar tarefas que, em geral, seriam executadas pela inteligência humana. Essas tarefas podem incluir desde a análise de dados e tomada de decisões, o reconhecimento de padrões, processamento e resolução de problemas.
A IA se baseia em uma série de técnicas, como o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural e visão computacional, que permite aos sistemas computacionais adquirir conhecimento e melhorar seu desempenho com o tempo, sem que seja necessário programar cada etapa individual.
Inteligência Artificial como aliada dos síndicos
Nos condomínios residenciais a Inteligência Artificial pode ser utilizada pelos síndicos de diversas maneiras, desde o controle de acesso e segurança até a otimização dos processos e serviços oferecidos aos moradores.
Controle de acesso
A IA pode ser utilizada para gerenciar o acesso de moradores, visitantes e fluxos de serviço ao condomínio, garantindo mais segurança e agilidade na entrada e saída do prédio. Isso pode ser feito por meio de sistemas de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, entre outros.
Automação
Os sistemas de automação residenciais podem ser integrados à IA, permitindo o controle de luzes, ar-condicionado, fechaduras e outros dispositivos por meio de assistentes virtuais. Isso pode ser feito tanto nos espaços comuns dos condomínios quanto nas unidades privativas.
Assistente virtual
Com a IA, um assistente virtual pode ser utilizado para fornecer informações aos moradores, como horários de funcionamento de áreas comuns, reservas de espaços, informações sobre serviços do condomínio e muito mais. Além de ser uma grande aliada dos síndicos nas tarefas do dia a dia, como para organizar as pautas da assembleia ou, até mesmo, na confecção de comunicados.
Manutenção
A Inteligência Artificial também pode ser utilizada para otimizar a manutenção do condomínio, alertando os responsáveis sobre a necessidade de reparos ou manutenção preventiva em equipamentos e sistemas que são do uso comum de todos os condôminos.
Viu como a Inteligência Artificial pode ir muito além do que imaginamos e ser útil desde as tarefas mais simples do dia a dia até as mais complexas? Veja no conteúdo abaixo como a tecnologia pode ajudar na segurança dos condomínios.