Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u
Atualizado em maio de 2022
Sabemos que ser síndico não é uma tarefa fácil. Além de lidar com a gestão financeira do condomínio, é preciso estar sempre buscando opções para melhorar o residencial, proporcionar mais comodidade aos moradores, e é claro, solucionar problemas e conflitos de todos os tipos entre vizinhos. Isso sem falar que, em muitos casos, o síndico ainda precisa conciliar mais de um residencial, e às vezes, até mais de uma ocupação profissional.
Pensando em você, síndico, o market4u preparou esse check list de itens que não podem faltar na sua gestão de 2022! Confira:
Organização do calendário
É geralmente no começo do ano que ocorrem as assembleias e reuniões de condomínio. De acordo com o Código Civil Brasileiro, o condomínio é obrigado a realizar pelo menos uma assembleia geral ordinária por ano. Nessa reunião, devem ser discutidos os seguintes pontos:
- Prestação de contas do ano que terminou
- Previsão orçamentária para o próximo ano
- Eleição do síndico, se necessário
- Eleição do Conselho Fiscal
- Alteração do Regimento Interno, se necessário
- Discussão de outros assuntos que não envolvam novos investimentos
Para novas obras e reformas, bem como investimentos em infraestrutura, reclamações e contratação de novos colaboradores, uma assembleia geral extraordinária deve ser convocada pelo síndico ou, pelo menos, ¼ dos moradores do residencial. Essas reuniões podem acontecer quando for necessário.
Planejamento financeiro
Se em 2021 seu condomínio sofreu com inadimplência, despesas emergenciais e reformas na infraestrutura, não deixe o planejamento financeiro para segundo plano. O primeiro passo é colocar na ponta do lápis tudo o que foi gasto em 2021 e analisar se o valor estava dentro da previsão. Assim, ficará mais fácil traçar um planejamento para 2022, considerando gastos fixos e emergenciais.
Uma boa maneira de sempre ter dinheiro disponível no residencial é pela criação de um fundo de reserva. Nesses casos, um percentual da taxa de condomínio, já cobrada normalmente, deve ser separada para o fundo de reserva. O valor, que normalmente varia entre 5% a 10%, deve ser estabelecido e aprovado na assembleia, além de constar na convenção do condomínio.
O dinheiro desse fundo só deve ser utilizado em casos emergenciais, a fim de garantir o pleno funcionamento do condomínio e o bem-estar dos moradores.
Bem-estar e qualidade de vida para os condôminos
Um dos principais papéis do síndico é estar sempre de olho em novidades que possam melhorar a qualidade de vida dentro do condomínio. Além de uma manutenção eficiente nas áreas comuns, como salão de festas, piscina e academia, diversas opções já estão disponíveis no mercado para agregar valor ao seu residencial, entre elas, o market4u!
O market4u é uma rede de mercados autônomos para condomínios, verticais ou horizontais. Planejado para atender complexos a partir de 30 unidades, o market4u é facilmente adaptável a diversos espaços e não afeta o orçamento do condomínio.
Com o market4u, os moradores têm acesso a um mercado completo, com mix de produtos personalizados, grandes marcas do mercado, produtos locais e frescos. E o melhor: 24 horas por dia, com toda segurança e tecnologia necessárias.
Esteja atento à legislação
Atualmente, uma questão muito séria: a denúncia de casos de violência doméstica, chegou aos condomínios, obrigando moradores, gestores e colaboradores a denunciarem casos suspeitos dentro do ambiente. No Paraná, por exemplo, a lei que obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica foi sancionada em setembro de 2020; em São Paulo é mais recente, a obrigatoriedade passou a valor em 2021, mas outros estados brasileiros também dispõem das mesmas bases legais para lidar com o assunto.
Mas como lidar com essas situações ainda gera muitas dúvidas aos síndicos. Por isso, preparamos um e-book que vai contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Baixe o seu agora mesmo!
Quero no meu condomínio!
Leve mais inovação e comodidade para sua gestão de 2021! Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba como instalar o market4u no seu condomínio.
Ah, e quer saber como nos consolidamos como uma solução única para esse ecossistema? Confira: