Checklist do síndico: o que você precisa saber antes de assumir o cargo

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Última atualização em 25 de junho de 2021 por francine.santos

Ser síndico não é uma tarefa fácil, mas ela pode se tornar ainda mais árdua quando se assume esse cargo sem o conhecimento de algumas questões relacionadas ao condomínio. Por isso, é imprescindível que muitos cuidados sejam tomados desde a eleição à posse. Para isso, preparamos um checklist do síndico, que o auxiliará nessa questão. Quer conhecer? 

Documentação da gestão 

A partir do momento que o novo síndico é eleito, é importante definir – na própria assembleia – uma data limite para que o síndico em exercício disponibilize todos os documentos, pertinentes ao condomínio. Isso tornará possível a atualização do novo gestor sobre os assuntos relacionados ao local. 

No caso de encontrar irregularidades na gestão, o síndico eleito deve pedir esclarecimentos gestão anterior e, se necessário, acioná-lo judicialmente para não tomar para si a responsabilidade por qualquer erro da gestão anterior. 

Contrato da administradora

A administradora do condomínio é quem tem relação direta com o síndico. Por isso, é essencial que o novo gestor conheça todos os detalhes da empresa atuante no seu condomínio. É importante que ele se sinta confortável em trabalhar com a empresa e, se possível, agende uma reunião para alinhar suas expectativas e firmar a parceria. 

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Lista de moradores 

Outro detalhe muito importante na hora de assumir a gestão de um condomínio residencial é conhecer os condôminos. Uma lista de moradores completa e atualizada precisa fazer parte da vida do síndico. 

Hoje em dia, com tantas ferramentas tecnológicas, isso pode ser realizado e atualizado com frequência com muita tranquilidade. Se o condomínio ainda não dispor disso, o novo síndico pode implementar e deixar esse documento disponível aos moradores. Dessa maneira, todos terão conhecimento de quem são seus vizinhos e o síndico saberá detalhadamente as características do condomínio em questão. 

Lista de colaboradores 

Todo condomínio conta com colaboradores para manter a sua limpeza e ordem. Então, essa é uma categoria que também precisa estar listada e ser de conhecimento do síndico antes mesmo de assumir a sua gestão. 

É bom lembrar que os moradores também precisam ficar informados sobre quem são essas pessoas, por isso, usar a mesma ferramenta usada na lista de moradores pode ser algo muito prático para essa demanda. 

Dados da receita federal

Os dados do condomínio na Receita Federal precisam estar sempre bem atualizados. Sem isso, é impossível atualizar o Certificado Digital e realizar o pagamento dos funcionários e de tributos. 

Atualização de dados bancários 

As instituições financeiras têm conhecimento sobre quando acaba a gestão de um condomínio. Por esta razão, é imprescindível que isso seja a primeira coisa a ser atualizada quando ocorrer a mudança. O novo síndico pode ir pessoalmente até o banco administrador das finanças do local, se apresentar ao gerente e ficar por dentro de todas as movimentações atuais da conta.  

Débitos do condomínio 

Indo até o banco, o novo síndico ficará informado sobre qualquer eventual débito que o condomínio possua com a instituição. Pesquisar qualquer outra dívida em nome do condomínio também é uma tarefa do novo gestor, para a própria segurança e saúde financeira do local, a fim de planejar os projetos futuros. 

Depois de saber todas essas dicas, é só seguir e assumir a sua gestão com tranquilidade. Quer mais dicas sobre gestão de condomínios? ↓

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