Categories
Dicas

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

A constante busca por qualidade de vida e bem-estar faz com que abrir uma academia seja um ótimo negócio para quem deseja empreender. Se esse segmento te interessa, mas ainda não é muito familiar para você, não se preocupe. Neste artigo você aprenderá tudo que precisa saber para abrir uma academia e quais os passos para isso. 

Pesquisa de mercado 

Antes de abrir um negócio, o primeiro passo é pesquisar o mercado. Então, faça pesquisas sobre o segmento, buscando saber qual o crescimento dos últimos anos, qual o diferencial que você vai oferecer, se há um nicho nesse ramo que ainda não foi explorado e como as academias da região em que você pretende abrir estão colocadas neste mercado. Para isso, você pode anotar algumas perguntas e ir respondendo ao longo dos dias de pesquisa: 

• O segmento está em um momento de crescente ou de declínio no país?

• Na minha região, como está a saúde financeira das academias atualmente? Elas estão investindo em melhorias e filiais ou fechando as portas? 

• Quais as modalidades de treino elas oferecem? 

• Qual o valor médio da mensalidade?

• A que público elas estão dando preferência?

Com a visão sobre todas essas respostas, você conseguirá permear as escolhas sobre o seu empreendimento. 

Plano de negócio

Depois de pesquisar o mercado, é hora de “colocar no papel” o seu plano de negócio. Nele, você irá detalhar tudo sobre o seu investimento, desde a missão e objetivos aos valores. Nesse documento, é necessário que algumas perguntas sejam respondidas: 

• Em qual bairro vou instalar a minha academia?

• Qual será o meu público-alvo?

• Qual será o meu horário de funcionamento?

• Quais modalidades vou oferecer?

• Quantas pessoas eu pretendo atender e quantos funcionários serão necessários para isso? 

• Quanto eu pretendo investir em equipamentos e qual o capital de giro necessário? 

• Em quanto tempo espero ter o meu retorno financeiro? 

Respondidas essas perguntas, você será capaz de colocar o projeto em prática e ir atrás de tudo que precisa para, efetivamente, abrir uma academia. 

Escolha o local ideal

Com o plano de negócio na mão, é o momento de escolher o local de instalação da sua academia, baseado nos serviços que você irá oferecer e no público que irá atender. Ao escolher a localização, é fundamental que você se atente às questões de movimentação, bem como de estacionamento e facilidade de locomoção. Além disso, escolha um prédio que esteja em boas condições de estrutura e que não precise de muitas reformas, isso o ajudará a economizar no final das contas. 

Se atente à documentação 

Depois de escolher o local, busque se informar sobre quais os alvarás e licenças necessárias para o funcionamento de uma academia. Se possível, busque ajuda de um profissional especialista no assunto para lhe auxiliar e evitar qualquer tipo de surpresa. 

Busque os equipamentos certos 

Com a documentação alinhada, é hora de comprar os equipamentos que serão necessários. Lembre-se que para isso você precisa estar atento ao seu plano de negócio e adquirir os produtos de acordo com o seu público-alvo e com as modalidades que você irá oferecer, assim como com o tamanho da estrutura que você planejou montar. 

Contrate profissionais qualificados

Com a estrutura pronta, é hora de buscar o material humano para colocar o seu negócio realmente em prática. Então, faça uma seleção com tranquilidade e afinco, a fim de encontrar os melhores profissionais para a sua academia, pois, lembre-se: são eles que estarão em contato direto com o seu cliente, os alunos, e isso faz toda a diferença para o sucesso e insucesso de um negócio. 

Invista em diferenciais 

Com a sua academia em pleno funcionamento, o que não pode acontecer é ficar acomodado. Afinal, para fidelizar os alunos e se manter em constante evolução e crescimento, é preciso investir constantemente em diferenciais, então, aposte nos seus colaboradores e invista em capacitação e benefícios a eles. Mas não esqueça dos alunos, você também pode oferecer diferenciais a eles, um honest market, por exemplo, onde eles poderão comprar aquele energético, ou aquele sanduíche natural antes do treino. 

Pronto, agora você já sabe quais os passos para abrir uma academia. Ao investir na sua, leve um market4u para os seus alunos e viva o sucesso constante! 

Deixe um comentário

Categorias