Blog Condomínios Dicas

Porteiro: como se tornar um profissional exemplar?

Neste dia 9 de junho comemoramos o dia do porteiro, essa figura extremamente importante para os condomínios residenciais e prédios comerciais. É ele quem auxilia no bom andamento da rotina do local e, por isso, conhece os moradores ou colaboradores e está sempre com um sorriso no rosto para receber a todos que passam pela portaria.

O porteiro é quem ajuda a cuidar da propriedade e zela pelas encomendas que chegam, além de ser o receptor dos visitantes, clientes ou pacientes desses prédios. A verdade é que, com o passar do tempo, esse profissional se tornou uma figura indispensável na vida de todos os condôminos e acaba criando laços com as famílias do local em que trabalha.

Na maioria dos condomínios, o porteiro é mais que um colaborador, é considerado alguém da família. Por essas e outras razões, o market4u parabeniza todos os porteiros pelo seu dia e reconhece o trabalho incrível e incansável que vocês desempenham. E como uma maneira de os homenagear, preparamos algumas dicas de comportamento e postura que podem ajudar no seu dia a dia.

Cuide da sua aparência

Por ser uma pessoa que é vista por todos que passam pelo local, o porteiro precisa estar sempre com uma boa aparência. Isso o ajudará a manter uma boa comunicação com o seu cliente – para o caso de uma empresa terceirizada oferecer esse serviço ao condomínio – ou empregador – para o caso de um colaborador direto. Além disso, uma pessoa que está sempre com a aparência “em dia” passa a sensação de zelo e confiança aos demais. Então, se cuide!

Seja uma pessoa amável

Ninguém quer conviver ou estar perto de alguém que vive emburrado ou responde a todos de maneira ríspida, não acha? Por isso, na profissão de porteiro é essencial ser uma pessoa de fácil relacionamento e boa comunicação, que esteja sempre pronto a ouvir as queixas dos condôminos e ser solícito quando necessário. Por isso, a dica é abusar da sua simpatia e estar sempre com um sorriso no rosto.

Seja discreto

Por mais que o porteiro precise ser uma pessoa de fácil relacionamento, lembre-se: nunca se deve ultrapassar os limites da relação porteiro/condômino. E isso se refere à discrição na hora de receber uma encomenda, um visitante, um paciente ou, até mesmo, depois de ouvir aquele desabafo que o morador fez num dia ruim ou quando estava muito emocionado.

Esteja sempre atualizado

Por mais que você pense que já sabe tudo sobre como desempenhar a sua profissão, é importante estar sempre bem atualizado sobre o assunto, com cursos, palestras, e-books e artigos que falem sobre o assunto. Apenas assim, você se tornará um profissional cada vez melhor.

Mas não é só isso! Estar informado sobre o mundo à sua volta também é importante, afinal, com quem o condômino vai falar sobre aquele placar surpreendente no jogo de futebol do domingo ou sobre o aumento da gasolina?

Viu como mesmo desempenhando o seu papel de maneira brilhante sempre dá para melhorar? Espero que tenha gostado das nossas dicas e isso te ajude a se tornar um porteiro cada vez melhor.

Até a próxima e parabéns pelo seu dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *