Blog Condomínios Síndicos

Pandemia: como intensificar os cuidados no condomínio?

A nova crescente de casos da Covid-19 voltou a preocupar a população de todo o Brasil, pois, embora o número de mortes ainda não cresça na mesma proporção que as infeções, as pessoas acometidas pelo vírus têm a sua saúde afetada e suas atividades comprometidas. E o assunto voltou a ser debate nos condomínios. Afinal, como intensificar os cuidados sem comprometer o dia a dia das pessoas e a usabilidade do espaço?

Redobrar os cuidados e lembrar aos moradores sobre a importância de hábitos básicos de higiene nos locais de uso comum, são ações essenciais no combate da propagação da novo coronavírus. Para isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar.

Lembre da obrigatoriedade do uso de máscara

O uso de máscara de proteção individual é utilizado em todo o mundo como uma das principais medidas de segurança no enfrentamento à doença. E é sempre bom lembrar aos condôminos sobre tal importância desse cuidado, bem como o de respeito às leis.

Mas a lei cita o condomínio?

Embora o texto da lei não tenha citado os condomínios de maneira direta, esses caracterizam-se como locais privados acessíveis ao público, mesmo que apresente uma certa restrição de trânsito de pessoas. De mais a mais, dentro do conceito de reunião engloba-se as assembleias e convenções.

Limite o número de pessoas aos espaços comuns

Hoje em dia, a maioria dos condomínios têm muitos espaços comuns: academia, piscina, sauna, quadra poliesportiva, brinquedoteca, lavanderia, salão de festa e tantos outros. O que, em épocas como essa, podem ser muito propensos ao contágio, então, limite a lotação destes espaços.

Uma solução para esta problemática pode ser elaborar um esquema de rodízio de utilização com hora marcada. Para isso, disponibilize uma planilha aos moradores, assim eles poderão agendar horários, por exemplo, ou visualizar os horários em que mais os demais condôminos tem propensão de usar esses ambientes.

Realize assembleias remotas

As reuniões do condomínio, que já estavam sendo realizadas em sistema presencial, podem voltar ao modelo remoto, por exemplo. Isso ajuda a evitar a aglomeração de pessoas, além de garantir um maior número de participantes, tendo em vista que muitas preferem não sair ou não comparecer a eventos como esse, justamente por estarem se resguardando do vírus.

Para isso, você, como síndico, pode utilizar uma ferramenta gratuita, o Google Meet, que possibilita as reuniões on-line e tem várias opções de uso: apresentações, mensagem de texto instantânea e outras.

Reforce os cuidados entre os colaboradores

Outro ponto muito importante, que precisa receber atenção especial é o cuidado dos próprios colaboradores do condomínio no dia a dia. Relembrá-los sobre as regras de higiene do local e segurança, assim como o uso de máscara em todo o ambiente, o uso do álcool em gel e a importância de manter uma limpeza impecável é essencial. Mas, preciso te lembrar que, além de lembra-los sobre os cuidados, é preciso que haja uma cobrança efetiva para assegurar que as regras serão cumpridas.

A vacinação também precisa ser incentivada e cobrada. Não admitir colaboradores vacinados ou que não sigam corretamente o calendário, é uma alternativa para ajudar a garantir a saúde, tanto dos demais colaboradores como dos moradores.

Reforce a limpeza e materiais de higiene

Para garantir a segurança de todos, adquira materiais de higiene para o condomínio (luvas de proteção, papel toalha, proteção para calçados e panos descartáveis, por exemplo). Além disso, lembre aos colaboradores sobre a importância da limpeza e desinfecção de locais como elevadores, corrimão da escada, maçanetas, interfones, bancada de trabalho e recepção.

Mesmo que pareçam simples, cuidados como esses podem evitar a contaminação de quem passa pelo condomínio e contribuir com a não propagação de todas as cepas do novo coronavírus. Então, coloque em prática junto aos condôminos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *