Categories
Franquia

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

Desde 1970 as franquias são vistas no Brasil como uma estratégia de crescimento para as empresas, mas não é só isso, elas também são uma ótima oportunidade para quem procura negócios para investir com segurança. Isso porque, o modelo e a marca já foram testados no mercado, muito diferente do que iniciar uma ideia do zero, por exemplo. 

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que a cada 100 franquias abertas, apenas cinco fecham as portas no período de dois anos; para negócios comuns, 23 a cada 100 encerram as atividades no mesmo período. 

E para que você se certifique de que esse negócio ale a pena, vem saber algumas vantagens de investir em franquia!

1.Expansão 

Se o seu foco ao abrir um negócio é crescimento exponencial, a franquia é o modelo certo para você, pois o seu crescimento acontece de maneira rápida e escalonada. Com a marca reconhecida em várias regiões, o franqueado é diretamente beneficiado por isso, mesmo que as lojas inauguradas em questão não sejam propriamente suas, mas ganhará o reconhecimento de todas as pessoas. 

2.Orientação 

Iniciar e manter um negócio sem experiência é um dos maiores desafios que um empreendedor enfrenta. Com uma franquia, essa não será uma preocupação do franqueado, uma vez que ele recebe todo apoio da rede, por meio de treinamentos e um plano de negócios que, se colocado em prática, garantirá todo o seu sucesso, pois o mesmo já foi testado, modificado e aprovado. 

3.Segurança 

Por ser assegurado pelas informações obrigatórias contidas na  Circular de Oferta de Franquia (COF), o contrato entre franqueador e franqueado oferece muita segurança para ambos. Por isso, basta contratar uma assessoria jurídica que acompanhe todas as etapas e fechar o negócio com tranquilidade. 

4.Suporte 

No modelo de negócios de franquias, o franqueado recebe todo o suporte necessário para gerir e manter a empresa. Isso envolve desde orientação contábil até o fornecimento de insumos e matérias-primas necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. 

5.Inovação 

Inovar sempre é um dos pontos altos das franquias, mas o melhor disso é que toda essa criatividade vem do time de profissionais da franqueadora, e as ideias são repassadas para todas as franquias da marca. Dessa maneira, você terá um negócio sempre atual, inovador e de sucesso. 

6.Padronização

Uma marca que se desenvolve por meio de franquias, mantém todos os seus produtos e serviços padronizados. Assim, a unificação desses procedimentos pode facilitar a organização do empresário em sua unidade e ‘dar um norte’ ao seu dia a dia para a gestão dos negócios. 

7.Público 

Uma marca que se torna uma rede, com muitas unidades, se torna muito mais conhecida se comparada a um negócio comum. Por isso, a tendência é que as pessoas conheçam uma rede de franquias com muito mais facilidade e a procurem, independente do lugar em que estejam. É público fiel e certo! 

Essas são apenas algumas das vantagens de investir em uma franquia. Uma dica antes de escolher alguma das milhares de opções existentes no mercado, é conversar com franqueados da marca. Eles poderão sanar as suas dúvidas e fornecer informações sobre o franqueador e os resultados do negócio. 

Existem desvantagens na franquia?

Dependendo das características pessoais e dos planos do empreendedor, a franquia apresenta alguns aspectos que podem soar como desvantagem. 

Flexibilidade limitada 

Como a franquia é um modelo de negócio pronto, que já foi formatado e testado pela franqueadora, dificilmente o franqueado vai conseguir implementar alguma mudança, sendo necessário se adaptar aos processos. 

Região pré-determinada 

Outro fator que pode ser visto como uma “desvantagem” ao adquirir uma franquia é a região pré-determinada entre franqueado e franqueadora para atuação, uma questão que, geralmente, é definida em contrato. 

Dependência do franqueador 

Com uma franquia, o empreendedor também fica “dependente” da franqueadora em alguns aspectos. Para uma rede que tem tecnologia própria, por exemplo, o franqueado precisa, necessariamente, usá-la, não podendo contratar outra de maneira independente. 

Quer fazer parte de uma rede que está em plena expansão? Conheça os modelos de franquias do market4u. 

https://market4u.com.br/quero-ser-franqueado/

Deixe um comentário

Categorias