Categories
Blog, Dicas

Última atualização em 11 de junho de 2021 por francine.santos

Sair do aluguel é sonho da maioria dos brasileiros, mas como esse é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, é necessário muita atenção na hora de tomar algumas decisões como, por exemplo, escolher a localização, o modelo de empreendimento, tamanho e muitos outros detalhes. Para não ter dor de cabeça, hoje vamos dar algumas dicas sobre o principal ponto a que você precisa se atentar: como escolher a melhor construtora para comprar o seu apartamento. 

Investigue o histórico da construtora 

Depois de se interessar por algum empreendimento, busque informações sobre a construtora responsável pela obra, bem como pesquise o seu histórico. Para isso, vá atrás de todas as informações possíveis, desde os serviços realizados, as características de cada obra, a satisfação dos clientes atendidos, até possíveis ações judiciais que a empresa esteja respondendo. 

Na busca por essas informações, converse diretamente com os clientes da instituição, analise o nome da empresa nos órgãos de defesa do consumidor, e as notícias que a mídia divulgou sobre a construtora em questão. Todas essas ações podem ser muito importantes e decisivas para a sua escolha. 

Conheça um pouco sobre os proprietários

Como por trás de todo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) existe um, ou mais, Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), investigar o histórico dos proprietários da construtora também é primordial antes de fazer a sua escolha de compra ou não. Dessa maneira, você conseguirá entender qual o estilo de vida deles, bem como o seu caráter, ao longo de toda a sua jornada como empresários; são detalhes como esses que podem determinar qual será o seu respaldo em situações inesperadas que possam acontecer. 

Converse com clientes da empresa 

Na hora de comprar a sua casa própria, uma das decisões mais importantes da sua vida, não esqueça de conversar com clientes da construtora, pessoas que já fizeram negócios com a empresa. Por meio deles você saberá: se ela cumpre as cláusulas contratuais; se entrega o que prometido; se o produto (o apartamento) é de boa qualidade e se o serviço de atendimento ao cliente é satisfatório, pois apenas alguém que já tenha feito negócio, em algum momento da vida, saberá responder a essas perguntas com certeza do que estará falando. 

Além disso, é através do depoimento de clientes que você saberá que a construtora cumpre o prazo de entrega do empreendimento, algo que, geralmente, causa muita dor de cabeça aos compradores, tendo em vista que, ao comprar um imóvel na planta, faz-se um planejamento quanto ao tempo de construção até a entrega das chaves, para que os proprietários possam usufruir do seu bem. 

Entenda qual é o momento financeiro que ela vive 

A saúde financeira de uma construtora é algo que pode definir os rumos do seu empreendimento. Lembre-se: não é incomum recebermos notícias de empresas que pegaram o dinheiro de seus clientes e simplesmente “sumiram”, sem deixar nenhuma pista ou dar qualquer satisfação. 

E isso está ligado à capacidade financeira sustentável do negócio, então, procure saber: a empresa tem dívidas bancárias ou com o Poder Público? Tem dívidas com os seus fornecedores? Paga os seus colaboradores em dia? Depois de saber sobre essas questões, com certeza você terá mais segurança em confiar na construtora que está prestes a fazer negócio. 

Analise seus projetos

Depois de conhecer sobre o histórico da construtora e de seus proprietários, bem como da sua saúde financeira e o que os clientes dizem, é hora de analisar os projetos já executados pela empresa. 

  • O resultado final era o que o projeto vendia?
  • Qual a qualidade dos empreendimentos já executados por essa construtora?
  • Você moraria em um dos projetos já realizados pela empresa?
  • Essa construtora está adequada com as inovações do mercado e oferece diferenciais aos seus clientes?

Responder a essas perguntas pode te levar à conclusão se você ficaria realmente feliz ao comprar um apartamento dessa construtora. 

Conte com a ajuda de um profissional 

Por fim, ao iniciar a jornada de compra do seu apartamento, se possível, conte com a ajuda de um profissional do ramo. Um corretor de imóveis é alguém que possui todo o know-how necessário para te orientar da melhor maneira possível; ele também tem mais informações sobre as empresas que atuam no mercado imobiliário e poderá cooperar com toda a investigação sobre a segurança dos empreendimentos. 

Mas, além de tudo isso, não esqueça de usar a sua intuição e bom senso para escolher a melhor construtora para comprar o seu apartamento. 

Quer entender como um minimercado contribui para a valorização do seu imóvel? Leia aqui

Deixe um comentário

Categorias