Blog Dicas

Como humanizar a gestão de recursos humanos da minha empresa?

A atividade humana é a peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, humanizar a gestão de recursos humanos é algo essencial na busca pelo bem-estar de seus colaboradores e, consequentemente, a crescente da produtividade. 

Para isso, é necessário abandonar as velhas práticas empresariais, onde as gestões eram robotizadas, e investir em conhecimento humano para mudar os rumos da sua instituição, pois é essa nova maneira de estabelecer o relacionamento entre o colaborador e a empresa que faz toda a diferença no dia a dia. 

O que é a humanização do RH?

Uma gestão de recursos humanos humanizada preza por uma maior atenção às particularidades de cada colaborador. Dessa maneira, cada funcionário é visto como único, mesmo num ambiente com muitas pessoas, e todos os processos da empresa são desenhados para proporcionar o seu bem-estar. 

Questões como família, saúde, educação e espiritualidade norteiam a vida do seu colaborador e elas precisam ser levadas em consideração. Se ele está com um problema de saúde (por menor que seja), isso vai impactar no seu corpo e, consequentemente, no seu rendimento profissional. E como um RH age em casos como esse é o que irá definir se ele é humanizado ou não. 

Mas como humanizar cada dia mais as ações da empresa? É isso que vamos te ensinar agora! 

Conheça os seus colaboradores 

Como a gestão de recursos humanos humanizada trata cada colaborador como único, é necessário, antes de tudo, conhecer a cada um como um indivíduo único. Suas particularidades, como perfil profissional, experiências profissionais, experiências pessoais, bem como sua história e momento atual de vida, são informações primordiais na hora de criar relacionamento com esse colaborador. Relacionamento esse que definirá as ações que a empresa desenvolverá àquele funcionário. 

Mantenha uma boa comunicação 

Para tornar o relacionamento ainda mais próximo, é importante que a empresa dê ao colaborador a abertura para uma comunicação efetiva. Para isso, eles precisam saber quais os meios utilizar, a quem podem levar os seus anseios, perspectivas, opiniões e reclamações. Mas não basta proporcionar um espaço para isso, é necessário que eles se sintam realmente ouvidos e valorizados nas suas opiniões. 

Incentive por meio de benefícios 

Para se sentir realmente valorizado, o colaborador precisa de incentivo diário, mas isso não está relacionado apenas ao salário, como muitas empresas pensam. Hoje em dia, os profissionais também pensam no bem-estar de suas famílias, então, benefícios como plano de saúde, que englobe a todos os familiares; convênios em farmácias, mercados e academias, por exemplo, são ótimas opções para engajar ainda mais os seus colaboradores. 

Contudo, a sua criatividade como gestor ainda pode ir além: muitas empresas já oferecem day off no aniversário, serviços de streaming e até convênios com clubes de lazer. Tudo, pensando na comodidade do seu colaborador e na retenção de talentos. Outra questão a que os colaboradores se atentam muito, é se a empresa oferece apoio à educação. Parcerias com instituições de ensino técnico ou superior, escolas de idiomas, ou a ajuda com custo da mensalidade, tem o poder de gerar satisfação ao colaborador. 

Invista em novidades e diferenciais 

Pensar em humanização da gestão dos recursos humanos da empresa também é pensar em seus diferenciais. Para se sentirem felizes, eles precisam desfrutar de momentos descontraídos com seus colegas de trabalho, pois isso tem o grande poder de amenizar o estresse da rotina. Então, prepare ambientes dentro da empresa que sejam específicos para isso; um almoço com música ao vivo, um happy hour para encerrar a semana, são exemplos de ocasiões que revigoram o ânimo dos colaboradores. 

Além disso, aposte em diferenciais, como os mercados autônomos disponibilizados para empresas, onde o seu colaborador terá à palma da mão produtos alimentícios para adquirir na hora que quiserem fazer um lanchinho ou levar algum item do dia a dia para casa. Isso levará praticidade ao dia a dia de cada um. 

Depois de conhecer todos os benefícios e as maneiras de humanizar a gestão de recursos humanos da sua empresa, saiba como instalar um mercado autônomo na sua empresa ↓

Quero na minha empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *