Categories
Blog

Última atualização em 11 de janeiro de 2021 por francine.santos

Mas primeiro, me conte:

Você é do #Teamredwine também no verão ou prefere os brancos e roses? Pois bem, tenho 3 dicas para você aproveitar MELHOR o seu vinho tinto, independente da temperatura.

1- Pode resfriar o vinho tinto sim!

Eu disse “resfriar”, e não gelar ok?! A temperatura bem mais baixa, acaba inibindo os aromas que tanto amamos no vinho, por isso cuide com a temperatura. Nesse verão, nossa sugestão é ajustar a temperatura de sua Adega para 15 ºC, ou então, deixar na porta da geladeira 30 minutos antes de servi-lo (de preferência vinhos jovens com uvas mais leves).

Temperaturas mais elevadas acabam evidenciando o álcool presente nos vinhos, e isso, não é uma sensação agradável.

Dica extra: Ao servir o vinho, caso você perceba que o mesmo está muito gelado, encoste as mãos em torno da taça (bojo) e faça movimentos circulares com a taça para “aerar” o vinho (acredite, é mais fácil “corrigir” o vinho mais fresco na taça, girando e aguardando alguns minutos do que resfriá-lo na taça). O resfriar, muitas vezes, precisa de um pouco mais de tempo. Um bom exemplo de acessório para resfriar e manter a temperatura da garrafa de vinho, é a Ice Bag

2- Teste novas formas de harmonizações!

Normalmente, sentimos mais sede do que fome no calor (em temperaturas mais elevadas, a tendência é transpirarmos mais, por isso a ingestão de água é tão importante, fica a dica extra).

Opte por alimentos mais leves, frescos, como por exemplo: aves e peixes. Harmonize esses pratos com uma opção de tinto jovem (podemos considerar a safra a partir de 2017), leve e com poucos taninos (saia da zona de conforto do branco e/ou rose). Uma sugestão de rótulo: o nosso vinho italiano Tererroso que é elaborado com as mesmas uvas do seu vizinho Amarone (Corvina, Rondinella e Molinara) é leve, aromático e muito fácil de beber.

3– Dê uma chance para as uvas mais leves, vale a pena!

Conforme aumentamos o consumo de vinhos, tendemos a focar em vinhos mais complexos e estruturados (com um tanino bem presente). Mas no verão, a nossa dica é você apostar em uvas mais leves, aproveitando todo o frescor, aromas e acidez presente nesses exemplares. Algumas dessas uvas são: Pinot Noir, Gamay, Corvina, Carmènére e Merlot (dependendo da região). Temos algumas assemblagens muito bem feitas como o francês La Cuvée e o português Júlia Florista (você encontra esses dois itens dentro do wine4u).

Mas seja tinto, rosé ou branco, o importante é beber vinho! Aproveite a seleção do nosso wine verão que está dentro do seu condomínio e seja feliz.

Um brinde ao novo ano.

E aí concorda conosco? Qual a sua dica?

Leia também:

Diferença entre Champagne e vinho espumante
5 Dicas para acertar em cheio na sua ceia

Deixe um comentário

Categorias