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8 dicas para contratar o colaborador certo

O material humano é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso ou insucesso de uma empresa. Por isso, o processo de recrutamento e seleção deve ser realizado da maneira mais assertiva possível, a fim diagnosticar os melhores profissionais e contribuir com o crescimento da instituição. 

Mas como sabemos que essa é uma tarefa difícil a cargo dos gestores de recursos humanos, preparamos 8 dicas com os segredos para identificar os colaboradores certos para a corporação. Acompanhe!

Divulgue a vaga 

Para encontrar o maior número de candidatos possíveis para a sua vaga e, dessa maneira, ter a chance de encontrar o melhor da região, é importante que o recrutador divulgue a vaga em todos os locais possíveis. Hoje em dia, há sites exclusivos para a seleção de candidatos a empregos, bem como uma rede social voltada ao mundo corporativo, o LinkedIn. Então, não economize o seu tempo ao cadastrar a vaga em todos esses locais. 

Além disso, você pode anunciar a vaga aberta em outras redes sociais, como Facebook e Instagram e, comunicar os colaboradores da empresa de maneira interna. Dessa maneira, poderão surgir indicações ao cargo, o que aumenta as chances de encontrar um profissional excelente. 

Seja objetivo

Ao anunciar a vaga que está aberta na empresa, seja transparente e objetivo, respondendo perguntas como: 

• Qual é o cargo e funções a serem desempenhadas?

• Qual a carga horária destinada à função?

• Qual a remuneração por isso?

• A vaga contempla benefícios? 

• Quais as exigências para fazer parte da seleção? 

Isso facilitará o entendimento de quem pretende se candidatar ao cargo, eliminando perfis incompatíveis e pré-selecionando os melhores candidatos. Nesse quesito, também é importante ser transparente ao falar sobre a empresa, bem como sua visão e valores, além das chances de crescimento do profissional no ambiente. 

Planeje o processo de seleção

Para que a sua seleção seja a mais assertiva possível, é importante que você planeje todas as etapas desse processo, ou seja, tenha planejado detalhadamente como será a triagem de currículos, quantas pessoas serão chamadas para a entrevista, quantas passarão para as próximas fases e quais serão essas fases. 

Se houver algum tipo de teste, elabore e deixe pronto antes mesmo de iniciar a chamada dos candidatos. 

Escolha os melhores currículos 

A primeira fase, de seleção dos currículos, é a mais importante em um processo de contratação. Nela, o recrutador precisa analisar com calma as competências de cada candidato, bem como o perfil repassado por eles através dos currículos. Então, não faça esse trabalho de seleção com pressa, reserve um tempo para isso e selecione os melhores perfis, as pessoas mais preparadas e com as melhores experiências. 

Peça referências 

Outro segredo para contratar os colaboradores certos para a empresa é pedir referências. E não importa em qual fase da seleção o candidato esteja, ligue para os serviços anteriores, a fim de conversar com o antigo gestor desse profissional e pedir informações sobre ele. Ou peça referências para conhecidos que você sabe que tem contato com a pessoa e se for uma indicação de algum colaborador que já faz parte da empresa, pergunte tudo o que puder sobre o candidato indicado. 

Avalie o candidato durante a experiência 

Depois de realizar todas as fases do processo de seleção, avalie o candidato no momento da experiência, analisando detalhes como: 

• Como o profissional se adaptou aos valores da empresa?

• Como são as entregas relacionadas à sua função?

• Como o profissional se comporta com a equipe? 

• O profissional é pontual e consegue entregar seus trabalhos dentro do prazo?

• É humilde para encarar feedbacks? 

Depois de responder a essas perguntas você saberá se o candidato em questão está pronto e apto a fazer parte da empresa de forma efetiva. 

Agora, é só colocar em prática as nossas dicas e contratar o colaborador certo para a empresa!

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