Blog Entrevistas

De panfleteiro do BioGrupo ao coração do market4u, quem é Bartus?

Atualmente, Bartus Galvão Lourenço, de 37 anos, é motorista repositor no market4u, mas antes disso ele foi panfleteiro e frentista do BioGrupo, do qual faz parte desde o mês de outubro de 2019. Metalúrgico formado e empreendedor, ele confessa: “o que eu mais gosto é fazer parte desse time”. 

No market4u, a sua atuação é essencial, é ele quem garante que o mix de produtos das unidades esteja sempre completo. “Meu dia na empresa é extremamente corrido, entro entre 6h e 6h30 todos os dias, e não tenho hora para parar, pois abasteço o caminhão pela manhã junto com a minha equipe e não paramos enquanto não fizermos a última entrega”. A equipe de Bartus abastece condomínios residenciais em Curitiba-PR. 

Ele explica como funciona o dia a dia de um repositor de minimercado autônomo, para levar mais comodidade à rotina dos moradores. “Durante todo o dia abastecemos condomínio por condomínio, com muita satisfação, pois para mim não é só abastecer por abastecer. Então, desde a locomoção, que tem que ser feita com toda a responsabilidade, para que os produtos cheguem sem avaria; armazenamento dos produtos no caminhão, com refrigeração para alguns, cuidando sempre no manuseio; até a reposição dos produtos, que fazemos com muita atenção no padrão de cada condomínio, pois cada mercado é diferente. Tudo é feito com atenção e amor”.

Mais do que reabastecer os pontos de venda, Bartus também é responsável pela realização do 5S. “Em todos os condomínios que passamos fazemos o nosso 5S, que é verificar prazos de validade dos produtos, o funcionamento de gôndolas e geladeiras, a organização e limpeza do local, o funcionamento das travas de segurança, assim como manter uma estética impecável dos nossos pontos. Quando encontramos alguma coisa fora do padrão ou que precisa de manutenção, avisamos a equipe de infraestrutura, que consegue resolver imediatamente os problemas”. 

A equipe da qual Bartus faz parte é uma das poucas que têm contato direto com os clientes finais do market4u. “Nós somos o cartão de visita do market4u, pois estamos diretamente ligados aos clientes, e além de fazer a entrega e abastecimento, tiramos as dúvidas e curiosidades deles. Portanto, temos que nos atualizar todos os dias sobre as novidades que o market4u oferece, que sempre são muitas, tendo em vistas que inovamos um pouco mais todos os dias”. 

Muito experiência e superação 

Quem vê o colega Bartus sempre alegre e animado, talvez não imagine quanta experiência e superação tem por trás desse ser humano. Além de ser metalúrgico formado, ele tem curso incompleto de Engenharia de Produção e Administração de Empresas e foi microempresário com uma oficina de lataria e repintura automotiva, lava-car e lanchonete. 

“Eu decidi trancar as faculdades porque meus pais adoeceram. Então, bem no auge da minha vida deixei a profissão para poder ter tempo de cuidar deles e da minha irmã, que na época era pequena. No decorrer de tudo isso fui montando meu próprio negócio, o lava-car, para poder ter tempo de cuidar deles. Infelizmente no meio desse projeto meu pai veio a falecer, mas eu o concluí e trabalhei nele por 12 anos. Assim, fui constituindo os outros empreendimentos, sempre dividindo o meu tempo entre eles, a minha mãe e a minha irmã”. 

Mas quando tudo parecia mais tranquilo, outro fato inesperado chegou para mudar a vida de Bartus novamente. “Eu sofri um acidente de moto e precisei ficar um tempo sem trabalhar, por isso, decidi alugar o lava-car”. Foi aí que ele começou a entregar panfleto no sinaleiro, divulgando as distribuidoras de bebidas dos postos Bio. “No mesmo dia que eu começava com a entrega de panfletos, o Anderson Siqueira me contratou como frentista no Posto Bio Uganda, em Pinhais; fiquei trabalhando no período da madrugada, por 8 meses. Quando a pandemia veio de vez e não tivemos mais o horário da madrugada, fui convidado a fazer parte do market4u, que era uma novidade, pois estava só começando”. 

Ele conta que, desde que faz parte do market4u, só tem alegrias. “Eu me lembro do market4u ainda quando a sede Itupava era também o nosso centro de distribuição (CD); colaborei com a mudança para o CD do Bacacheri e, desde então, explodimos essa empresa, que só vem me dando alegrias e resultados positivos, desde o primeiro dia em que coloquei os pés na sede. Hoje faço parte do melhor mercado autônomo do país e tenho orgulho do market4u; estamos preparados para chegar ao melhor mercado autônomo do mundo, pois nosso time é incansável e o trabalho que exercemos todos os dias ninguém faz. Eu posso dizer que faço o que amo, suo a camisa, aprendo todos os dias, ensino todos os dias, treino pessoal novo para o time, treino licenciados, ajudo o time de infra, zelo pela ferramenta de trabalho, que são os carros que dirijo, zelo pelo transporte de mercadorias, para que cheguem intactas. Enfim, sou um dos que fazem a diferença no time, com muito orgulho, e agradeço muito em especial ao Anderson Siqueira por me trazer para o grupo, e a Franciele Delfino, por acreditar no meu potencial todos os dias e depositar em minhas mãos responsabilidades que até eu mesmo duvidava que conseguiria e ao nosso pai, Eduardo Córdova, por ser esse exemplo para todos nós de muita garra, perseverança, acreditar em cada um de nós. Tenho o market4u como uma família”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *