Blog Curiosidades

No dia da pizza, conheça algumas curiosidades sobre essa delícia

Um dos pratos mais amados em todo o mundo, a pizza, tem um dia para chamar de seu: 10 de julho! A verdade é que uma boa pizza cai bem em qualquer dia, não é mesmo? Não há quem não se delicie com esse símbolo da gastronomia italiana. 

Hoje em dia, as opções são muitas. Há quem goste da massa tradicional napolitana; há quem prefira a massa nova-iorquina, que é mais grossa que a tradicional; há aqueles que apostam numa variação da nova-iorquina, a siciliana, que pode ser feita em vários formatos e, há, ainda, os que, por motivos de saúde, acreditem que a massa integral seja a melhor opção. E as opções não param por aí! 

Depois de escolher o tipo de massa, o desafio é escolher entre as dezenas de sabores existentes; alguns amantes da pizza preferem os mais tradicionais: marguerita, calabresa, pepperoni, portuguesa… Outros, apostam nas criações de cada pizzaiolo ou criam os seus próprios sabores. 

Mas independente do seu gosto,, o importante é saborear a sua pizza sempre em boa companhia, com um vinho que harmonize com o sabor escolhido; uma combinação que faça de um pequeno momento algo eterno. 

É claro que não há dia para comer pizza, ela vai bem desde a segunda-feira até o domingo, mas como hoje a data é especial, vamos te contar um pouco mais sobre a origem dessa delícia. 

Qual a origem da pizza?

Embora haja muitas teses sobre a origem da pizza, a história nos conta que ela surgiu com os hebreus e os egípcios, há mais de 6 mil anos, quando eles misturavam farinha e água, fazendo uma massa parecida com a que hoje conhecemos por “pão sírio”. Mas a verdade é que essa massa foi aprimorada e se tornou a nossa tão deliciosa pizza apenas com os italianos. 

Por muitos anos, foi um alimento considerado dos pobres, que residiam no sul da Itália; a pizza da época era preferencialmente feita com queijo, peixes e alho. Dom Raffaele Espósito, considerado o primeiro pizzaiolo da história, decidiu acrescentar os tomates à pizza, depois que eles começaram a fazer parte da culinária na Europa, no século XVI. 

No Brasil, a pizza chegou primeiro em São Paulo, com os imigrantes italianos, na região da Mooca e do Brás. As pizzarias começaram a se disseminar por volta do ano 1950 e hoje estão espalhadas por todos os bairros das cidades brasileiras.  

Agora que você já conhece um pouquinho da história da pizza, que tal passar no market4u do seu condomínio e garantir os ingredientes de sua preferência para fazer a sua? Ah, mesmo que você prefira encomendar uma, não esqueça da bebida, nossos minimercados têm sempre uma Coca-Cola bem geladinha, uma cerveja no ponto ou aquele vinho especial para acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *