Categories
Dicas

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

Adquirir a casa própria é o sonho da maioria das famílias. Mas com a valorização dos imóveis, nem sempre é possível comprar um imóvel pronto, por isso, muitos cogitam a possibilidade de comprar um apartamento na planta, uma opção que acaba sendo mais barata e acessível. 

Mas por ser uma propriedade ainda em construção, muitas pessoas se sentem inseguras e na dúvida se devem ou não adquirir uma unidade. Por isso, preparamos uma série de dicas para você, que quer comprar e deseja usufruir dos benefícios de um imóvel na planta. 

Conheça sobre a construtora

Os cuidados devem ser redobrados na hora de comprar um imóvel na planta, então, a nossa dica é que você pesquise tudo sobre a construtora em questão. Isso vai o ajudar, e muito, pois, por mais que exista documentos firmando o negócio, é bom lembrar que um apartamento na planta ainda é apenas uma promessa, pela qual você começa a pagar antes de recebê-lo. Mas o que eu preciso saber sobre a empresa para ter confiança?

Investigue o histórico

Para isso, vá atrás de todas as informações possíveis, desde os serviços realizados, as características de cada obra, a satisfação dos clientes atendidos, até possíveis ações judiciais que a empresa esteja respondendo. 

Conheça um pouco sobre os proprietários

Como por trás de todo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) existe um, ou mais, Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), investigar o histórico dos proprietários da construtora também é primordial antes de fazer a sua escolha de compra ou não.

Converse com clientes da empresa

Por meio deles você saberá: se ela cumpre as cláusulas contratuais; se entrega o que prometido; se o produto (o apartamento) é de boa qualidade e se o serviço de atendimento ao cliente é satisfatório, pois apenas alguém que já tenha feito negócio, em algum momento da vida, saberá responder a essas perguntas com certeza do que estará falando. 

Analise seus projetos

Depois de conhecer sobre o histórico da construtora e de seus proprietários, bem como da sua saúde financeira e o que os clientes dizem, é hora de analisar os projetos já executados pela empresa. 

  • O resultado final era o que o projeto vendia?
  • Qual a qualidade dos empreendimentos já executados por essa construtora?
  • Você moraria em um dos projetos já realizados pela empresa?
  • Essa construtora está adequada com as inovações do mercado e oferece diferenciais aos seus clientes?

Responder a essas perguntas pode te levar à conclusão se você ficaria realmente feliz ao comprar um apartamento dessa construtora. 

Analise a documentação 

Quando um empreendimento é lançado, ele deve ter a documentação necessária para realmente ser uma incorporação imobiliária legalizada, sendo que tudo deve estar registrado no cartório de registro de imóveis da cidade em questão. Além disso, o futuro condomínio deve ter um alvará de construção, emitido pela prefeitura. 

Outro documento que precisa ser muito bem analisado antes de escolher o seu apartamento na planta é o memorial descritivo, que fica arquivado junto no registro de imóveis; nele constam todas as características detalhadas do empreendimento. Isso servirá para que você não tenha surpresas. 

Ao falar sobre a documentação, outro documento a que você deve ficar muito atento e, se possível, contar com a ajuda de um profissional para realizar a leitura, é o contrato de aquisição de uma unidade do empreendimento. Leia com calma e atenção e analise todas as cláusulas antes de assinar qualquer coisa. 

Visite a obra

Depois de ter avaliado todos os quesitos sobre a construtora responsável pelo empreendimento e assinar o contrato da compra da sua casa própria, é hora de acompanhar o andamento da obra. Visite o local periodicamente, sempre avaliando os materiais utilizados na construção, bem como a mão-de-obra e o estágio em que a obra se encontra, relacionando isso com o prazo de entrega do condomínio. 

Dessa maneira, ao notar qualquer irregularidade ou atraso por conta da construtora, será possível buscar as informações necessárias e, até mesmo, desfazer o contrato de compra, caso algo não esteja saindo como o acordado. 

Pronto, agora você está pronto para ir em busca do seu apartamento na planta e fechar um contrato sem medo. Ah, e não esqueça de indicar o seu condomínio para receber uma unidade do market4u!

https://market4u.com.br/morador/

Deixe um comentário

Categorias