Blog Dicas Síndicos

Como ser um bom síndico e conquistar os moradores?

Estar a frente de um condomínio residencial é muito mais do que lidar com questões burocráticas; conquistar os moradores também faz parte desse desafio. Mas o que você pode fazer no dia a dia para que isso aconteça? Ser um bom síndico e garantir a reeleição nas gestões futuras, requer esforços contínuos visando sempre o bem-estar dos condôminos. 

Para isso, é bom lembrar que a tarefa do síndico é, acima de tudo, gerir pessoas; é ele quem é chamado quando um mal-entendido acontece, quando há um problema relacionado à infraestrutura do local ou qualquer outra eventualidade que comprometa a rotina no condomínio. 

E para que isso ocorra da melhor maneira possível, é essencial que o representante do local tenha um bom relacionamento com todos os moradores e seja respeitado por eles. Por isso, preparamos algumas dicas de como ser um bom síndico e conquistar a todos. Confira! 

Pratique uma gestão colaborativa 

Sabe aquele cara autoritário e cheio de razão que você conhece? Não seja como ele. Isso mesmo, pois as pessoas não gostam e não se identificam com uma gestão assim. Como em uma república, os moradores precisam se sentir parte de todo o processo e isso começa na hora das escolhas; definir o que é melhor para o condomínio é uma tarefa de todos. 

Por esta razão, aprenda a ouvir os condôminos, peça opiniões, realize assembleias, coloque em votação assuntos importantes e sinta a sua aproximação com cada um ser cada vez maior. 

Mantenha a transparência 

O que mais causa desconfiança nos moradores de um condomínio em relação ao síndico são as questões financeiras. Para evitar qualquer tipo de problema, mantenha uma gestão cem por cento transparente, por meio de planilhas de online – que ficam disponíveis a todos – é possível indicar todos os valores de entrada e saída do local, assim como anexar notas fiscais e orçamentos. 

Com a possibilidade de consultar essas informações a qualquer momento, o morador não terá o porquê desconfiar de alguma situação e poderá solicitar informações adicionais sobre a planilha a qualquer momento. 

Seja adepto da boa comunicação 

Comunicar-se bem com todos é outro ponto primordial para ser visto como um bom síndico. Dessa maneira, mantenha um diálogo aberto com os moradores, sem exceções; seja gentil e paciente. Quando a comunicação não for verbal, seja o mais claro possível em seus comunicados escritos, para que não ocorra nenhum mal entendido no condomínio e seja a causa de alguma confusão. 

Seja empático com os condôminos 

Ter empatia é uma qualidade fundamental para um síndico, que precisa ajudar os moradores a resolver os seus problemas relacionados ao condomínio, demonstrando interesse por isso; ouvindo e se colocando à disposição para qualquer eventualidade que ocorra com o condômino. 

Por isso, não economize na conversa com eles, saiba saber como a família de cada apartamento está, quais as suas dificuldades e o que tem a dizer sobre o local, sobre a gestão ou se deseja fazer alguma sugestão de melhoria. 

Depois de conhecer essas dicas, é só colocá-las em prática e ver como não é tão difícil assim ser um bom síndico e conquistar os ‘seus clientes’, os moradores. 

Quer saber mais sobre o assunto e transformar a sua gestão em um verdadeiro sucesso? ↓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *