Blog Dicas

Como refrescar a casa nos dias quentes?

Com a chegada da primavera, os dias já começam a ficar mais quentes. Junto a isso, aqueles momentos em casa, que deveriam ser sempre agradáveis, muitas vezes começam a se tornar estressantes pelo fato de a casa ficar muito abafada. Pensando nisso, o market4u preparou algumas dicas de como refrescar a casa, nesses dias de temperatura alta, sem gastar nada ou gastando muito pouco.

Opte por cores claras 

Mesmo que esse seja um detalhe que passa despercebido pela maioria de nós, as cores influenciam muito no aquecimento do ambiente, então, a dica é apostar sempre nas cores mais claras: bege, branco, amarelo e outras. 

Isso porque, quanto mais escura a cor, mais ela absorve energia. Já as cores claras refletem qualquer incidência de luz, como se realmente fosse um espelho.  Então, para o verão, troque as suas cortinas, lençóis, capas de almofadas e travesseiros escuros por aqueles de cores claras. Além disso, se atente também à cor das paredes.  

Se atente ao modelo de lâmpada 

Faz muitos anos que as lâmpadas incandescentes estão deixando de ser usadas, mas, se por algum motivo as da sua casa ainda forem desses modelos antigos, troque o quanto antes por um modelo de lâmpada de LED.

Isso é essencial, porque a incandescente perde cerca de 90% da sua energia em forma de calor, então além de deixar a casa mais fresca, com os novos modelos, que são chamados de luz fria, você ainda estará economizando muito em energia elétrica.

Espalhe bacias com água pelos cômodos 

Nos dias mais quentes, esse truque de espalhar bacias com água pelos cômodos da casa serve não apenas para refrescar o ambiente, mas para melhorar a umidade do ar também. E essa questão é muito importante para o sistema respiratório, nessas épocas do ano em que as alergias costumam se apresentar com mais afinco. 

Aposte em ventiladores 

Mesmo que os ventiladores não mantenham a casa em uma temperatura ideal, como um aparelho de ar-condicionado, eles mantem o ar em circulação e são capazes de trazer a sensação de refrescância.

Mas é importante que antes de serem ligados, você se certifique de que não há poeira pelos ambientes, em móveis ou chão, por exemplo, pois isso apenas espalharia pó pela casa, podendo desencadear alergias respiratórias pela má qualidade deixada no ar. 

Feche cortinas e persianas 

Os especialistas afirmam que cerca de 30% do calor da sua casa entra através das janelas. Por isso, o ideal é que durante o dia, nos dias quentes, você permaneça com as cortinas ou persianas da sua casa fechadas e, se possível, as portas e janelas dos cômodos que não estão sendo usados, também. Isso vai manter o ar fresco dentro do ambiente. 

Tenha plantas no ambiente 

Se bem posicionadas e escolhidas, as plantas têm o poder de proporcionar uma sensação térmica muito agradável ao ambiente. Para isso, o ideal é escolher espécies com folhas maiores e apostar em várias num mesmo local. Então, escolha lugares estratégicos e cuide bem das suas plantinhas! 

Agora, é só colocar a “mão-na-massa” para refrescar a casa e não passar muito sufoco nos dias mais quentes.

Quer mais dicas de cuidados e valorização de imóvel? Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *