Categories
Blog, Dicas

Última atualização em 25 de abril de 2023 por market4u

O gasto com alimentação é o que mais compromete a renda do brasileiro. E para ajudar a família a poupar, é importante que os pais ensinem aos seus filhos, desde cedo, boas maneiras na hora de efetuar suas compras. Para isso, preparamos este artigo que fala sobre como ensinar as crianças a economizar, que além de benefícios imediatos à casa, as prepara para o futuro. 

Embora as dicas sejam práticas e totalmente aplicáveis, sabemos que dizer não aos filhos é um grande desafio para a maioria dos pais, pois a tendência é fazer a vontade dos filhos. Mas antes de realizar todas elas, pense no bem das crianças e na educação que elas receberão e que poderão aplicar em sua rotina para o resto de suas vidas. 

Inclua-os na hora de fazer a lista 

Antes de ir ao mercado, reúna a sua família para fazer uma lista de compras, isso não apenas irá ajudar a economizar, como será um momento de união e colaboração de todos, onde eles poderão opinar sobre o que desejam comprar. Nessas horas, explique aos seus filhos sobre o senso de urgência da compra de determinados produtos e os ensine sobre as prioridades, sempre destacando qual o valor limite que pode ser gasto no mercado naquele momento. 

Mostre o preço de cada produto

Depois de fazer a lista, é hora de ir ao mercado (mesmo que virtualmente) e, então, mostre às crianças quanto custa cada produto que está na lista. Dessa maneira, eles começarão a se familiarizar com marcas, saberão elencar o custo-benefício de cada uma, assim como terão o entendimento das prioridades da família para aquele momento. Além disso, esses são momentos ideais para identificar possíveis “trocas” que fiquem mais baratas ou façam mais sentido à realidade da casa. 

Destine a eles uma mesada mensal para ser gasta no mercado 

Os pais que dão aos filhos uma mesada mensal têm o intuito de iniciar com eles a educação financeira. Mas ao falarmos propriamente das compras, é interessante que os pais destinem um valor mensal a cada filho para ser gasto apenas no mercado. Esse dinheiro pode ser usado para comprar aquelas guloseimas que as crianças gostam ou algum item que elas queiram muito. 

Assim, além de aprender economizar o dinheiro da compra mensal da família inteira, elas poderão lidar com o seu próprio dinheiro, poupando e fazendo escolhas inteligentes para que o valor dure o mês inteiro. 

Ensine sobre consumo consciente 

Mesmo que eles sejam só crianças, lembre-se: nunca é cedo para aprender a consumir produtos conscientemente. Então, os ensine sobre o consumo consciente dos alimentos, sem desperdício, e as melhores maneiras de fazer o reaproveitamento de tudo, sempre que for possível. Explique que isso faz uma grande diferença no final do mês, e que é importante não apenas para o bolso, mas para a sustentabilidade do planeta. 

Seja o exemplo que seus filhos precisam

Quando o assunto é ensinar as crianças, de nada adianta apenas falar, porque elas prestam a atenção mesmo nos nossos exemplos. Por isso, antes de fazer as compras, lembre que os seus filhos o estão observando e aja sempre em conformidade com aquilo que você “prega” a eles todos os dias. Pesquise os produtos com melhor custo-benefício, determine um valor limite para as compras, elenque prioridades e não desperdice nada. 

Parecem atitudes muito simples, não é mesmo? Mas essas práticas aplicadas no dia a dia da sua família têm o poder de ensinar as crianças a economizar nas compras. 

Por falar em compras, você já sabe conhece o modelo de mercado dentro da sua casa? Confira nosso post ↓

Mercado sem sair de casa

Deixe um comentário

Categorias