Blog Dicas

6 dicas de como economizar no mercado

cliente em uma unidade do market4u pegando um produto da gôndola

Economia é algo que todos buscamos nos dias de hoje, não é mesmo? Economizar no cartão, na luz, na água e até pechinchar na mensalidade da escola se tornou algo usual na maioria dos lares. E como a alimentação é um dos maiores gastos mensais das famílias, saber como economizar no mercado pode ser crucial para a sua saúde financeira. 

Uma tarefa que, embora seja difícil, não é impossível, mas exige certa mudança de hábitos. Quer descobrir como gastar menos na hora da compra e conseguir poupar aquele dinheirinho no final do mês? Preparamos algumas dicas simples, mas valiosas que podem ajudar! 

1.Planeje 

O primeiro passo em direção à economia com alimentação é o planejamento. Pode parecer clichê, mas chegar no mercado sabendo o que você realmente precisa garante que itens desnecessários não sejam comprados por impulso. Então, não tenha preguiça de pegar um papel e uma caneta e anotar tudo antes de descer no market4u. É importante que você tenha anotado não somente o que precisa, mas qual a quantidade para o período determinado por você, até a próxima compra. 

Uma dica boa para esse momento é utilizar algum aplicativo para o planejamento das compras, existem alguns disponíveis que podem ajudar muito! 

2.Saiba quanto você pode gastar

Mantenha o hábito de estabelecer previamente qual o valor que você vai gastar no seu market4u ou no supermercado mais próximo naquele dia. Defina isso de acordo com o seu orçamento, aliado à quantidade de dias que você precisa que dure os produtos adquiridos. Dessa maneira, você vai fazer as compras encaixando os itens no seu orçamento e não o contrário, o que colabora (e muito) quando o assunto é poupar. 

3.Pesquise

Nosso aplicativo disponibiliza promoções semanalmente, então, fique de olho nas nossas notificações; é uma ótima maneira de ficar informado sobre as nossas novidades e economizar.

Além disso, fique atento ao dia de recebimento de cada um, procure saber se as promoções são semanais, quinzenais ou mensais e crie um cronograma de compra. Por exemplo, se as ofertas referentes à carne são disponibilizadas toda sexta-feira para o final de semana todo, deixe para comprar as proteínas em um desses dias e assim por diante. 

Outro fator que pode ajudar na missão de poupar dinheiro no mercado é fazer parte dos clubes de vantagens de cada um, assim você sempre terá um ‘descontinho’ ao final da compra. 

4.Não vá ao mercado com fome

Pode parecer até brincadeira, mas não é, e a psicologia pode explicar: quando vamos ao mercado com fome, caímos em armadilhas mentais que nos dão a impressão de que precisamos comprar mais coisas do que aquelas que realmente são necessárias. Nesses momentos, a fome que estamos sentindo deixa as tentações quase que irresistíveis. 

5.Evite levar crianças 

Ir às compras com as crianças não é aconselhável quando a missão é a economia. Pense comigo, se para os adultos já é difícil resistir a algumas tentações supérfluas, imagine para os pequenos, que não tem o entendimento da necessidade em economizar. 

Então, quando for ao market4u do seu condomínio ou no mercado mais próximo, deixe as crianças na casa da avó, da tia ou daquela amiga que você confia. Assim, suas compras serão tranquilas, evitando que você procure os produtos com pressa e perca boas opções. 

6.Compre produtos da estação 

Em épocas de safra os alimentos são produzidos em maiores quantidades, por isso ficam mais baratos para o bolso, além de muito mais saborosos, pois contém menos produtos químicos que o habitual. O melhor mês para comprar feijão, por exemplo, um item que não pode faltar na mesa do brasileiro, é fevereiro, época da sua colheita. Interessante, né? Vale a pena pesquisar esses detalhes. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe essas ideias com a sua família e ‘bora’ economizar no market4u! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *