Categories
Dicas

Última atualização em 16 de abril de 2024 por market4u

A estação mais quente do ano está chegando, uma época em que o consumo de energia elétrica aumenta significativamente. E isso pode gerar muitas consequências negativas, tanto financeiras quanto para o meio ambiente, por isso economizar energia no verão é tão importante. 

Adotar hábitos mais saudáveis, para diminuir o desperdício, é fazer um consumo consciente desse recurso natural. Afinal, o gasto de energia elétrica está diretamente ligado aos impactos ao meio ambiente. Você já parou para pensar quais os processos necessários para transformar recursos naturais em energia elétrica?

Por tal importância, preparamos algumas dicas de economia de energia elétrica no verão. Veja!

Dê preferência à luz natural 

Como o verão é uma época de temperaturas elevadas, se torna um momento propício para usar e abusar da luz natural, com janelas, cortinas e portas sempre abertas durante o dia. Evite pintar as paredes de casa de cor escura ou utilizar acessórios nesses tons, pois isso impede a claridade natural do ambiente. 

Ah, não esqueça de se certificar que as lâmpadas estejam sempre apagadas. 

Troque o ar-condicionado pelo ventilador 

No verão, as famílias costumam usar constantemente (algumas quase que 24 horas por dia) o aparelho de ar-condicionado, a fim de resfriar o ambiente. Como este equipamento é um dos grandes vilões da conta de energia elétrica nos dias mais quentes, o ideal é que não seja usado ou seja usado pelo menor tempo possível. 

Uma dica, para quem gosta da casa bem fria, é ligar o ar-condicionado até que o local fique resfriado e, em seguida, continuar a ventilação com o ventilador, para manter o clima agradável. 

Se atente à manutenção dos aparelhos 

Além disso, é importante lembrar que todos os aparelhos que funcionam por meio da energia elétrica, precisam estar com a manutenção em dia, principalmente os eletrodomésticos, que também consomem muito. Se estiverem com algum defeito, a tendência é que consumam ainda, afetando a sua conta de luz. Então, as manutenções periódicas são extremamente necessárias. 

Opte pelas lâmpadas de LED 

As antigas lâmpadas fluorescentes, além de emitirem mais calor, também são verdadeiras vilãs para o consumo de energia, por isso é preciso se certificar de que na sua casa todas as lâmpadas já sejam as de LED, que são muito mais econômicas e menos quentes; ideais para o verão. 

Use o chuveiro moderadamente 

O chuveiro elétrico é responsável por boa parte da sua conta de energia. Para mudar isso, o primeiro passo é deixá-lo na opção “verão”, onde o consumo é menor. Além disso, se adequar a banhos mais rápidos ou desligar a água enquanto se ensaboa ou massageia os cabelos, pode ser uma ótima saída quando o assunto é economia. 

Impactos ambientais à geração de energia 

As hidrelétricas são as grandes responsáveis pela geração de energia, sendo que as etapas da sua construção impactam, e muito, no meio ambiente. Como?

  • Contribuem para a destruição da fauna e da flora, que pode ocasionar o aparecimento de mosquitos nocivos à saúde. 
  • Desperdiçam e deterioram a qualidade da água. 
  • Mudam o curso dos rios. 
  • Retiram comunidades inteiras de determinados locais (em alguns casos). 

Apenas esses já seriam motivos para nos fazer pensar no consumo consciente, não é mesmo? Mas é bom lembrar que, além disso, a utilização adequada da energia elétrica pode gerar uma economia de até 40% na sua conta de luz. 

Então, pense comigo, quanto você economizaria em um ano se a sua fatura mensal fosse 40% a menos do que você paga hoje? Garanto que muito!

Agora que você já sabe a importância da economia de energia elétrica e algumas dicas de como fazer isso, compartilhe esse post com seus familiares para que todos façam o mesmo. 

Até a próxima!

Leia também:

https://market4u.com.br/blog/tecnologia-e-inovacoes-que-facilitam-o-dia-a-dia/

Deixe um comentário

Categorias