Blog Dicas

Como economizar água nos dias quentes?

Com a chegada do verão e os dias mais quentes, a vontade de tomar vários banhos ao dia ou não sair da piscina é grande, não é? Mas em meio a tudo isso, é importante nos atentarmos aos cuidados com o meio ambiente e também à economia, uma vez que o valor da conta de água tem a tendência de aumentar muito nesta época do ano. 

No Brasil, estima-se que cerca de 40% da água é perdida, e os motivos são muitos: problemas na distribuição, desmatamento, desperdício no agronegócio, nas indústrias e nas residências. Por isso, adotar um estilo de vida sustentável não é apenas questão de dinheiro, mas de consciência. 

Por esta razão, hoje trouxemos algumas dicas de como economizar água nestes dias mais quentes, mas esperamos que esses hábitos perdurem por todos os outros meses do ano na sua casa. 

Utilize água da chuva 

O reaproveitamento da água da chuva é uma ótima maneira de iniciar a sua missão de economia. Para isso, é preciso realizar o sistema para coletar essa água, como cisternas ou recipientes que possam fazer esse estoque; eles devem ser bem limpos e tampados. 

É importante lembrar que a água coletada da chuva não pode ser usada para o consumo humano ou de animais, mas ela serve para a lavagem de calçada, pode ser usada para a descarga e, até mesmo, para a limpeza da casa. 

Diminua o tempo do banho 

Os banhos são grandes vilões para o gasto de energia elétrica e de água em uma residência, por isso, se o intuito da sua família é economizar, eles devem ter o tempo diminuído. Acredite, alguns minutos a menos no banho por dia, podem resultar em vários litros de água economizados. Outra maneira de fazer isso é desligando o chuveiro enquanto está se ensaboando ou lavando o cabelo, por exemplo.

Reutilize água 

Além de coletar e reutilizar a água da chuva, o reaproveitamento também pode ser feito com águas de dentro de casa mesmo. A água que sai da máquina de lavar roupa, por exemplo, pode ser usada para outros afazeres domésticos, assim como a água do banho. Vale a pena projetar um sistema de reutilização. 

Certifique-se de que não há vazamento 

Na busca pela economia de água, um dos fatores que não podem ficar de fora é a questão de vazamento, pois não vai adiantar nada adotar todos os hábitos de economia que citamos acima, se houver algum vazamento na sua residência, não é mesmo? Então, constatar que toda a tubulação do seu imóvel está correta, deve ser uma atitude aliada à mudança de hábitos. Se você não conseguir fazer isso sozinho, vale a pena contratar um profissional que o auxilie nesta questão. 

Agora que você já conhece as nossas dicas para economizar água nos dias quentes, é só compartilhar com a família e viver uma vida mais sustentável, assim como ver o valor muito menor da sua conta no final do mês. 

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *