Blog Dicas

Como cuidar da casa no inverno? 5 dicas para você não errar!

O inverno chegou, e com ele alguns cuidados extras com a casa devem chegar também. Isso mesmo, os dias frios demandam mais atenção a alguns detalhes para preservar a sua saúde e a saúde da sua família. Por isso, preparamos 5 dicas de como cuidar da casa no inverno para mantê-la saudável. 

Se atente à limpeza 

No inverno, é necessário que limpeza seja uma palavra de ordem na sua casa. Sabe por que? Porque isso evita a proliferação de microrganismos, como os ácaros, que são grandes causadores de algumas doenças dessa época. 

O ideal é que essa limpeza seja feita com aspirador de pó, evitando o uso de pano úmido ou espanador; o pano, porque umedece muito o local (e a época já propriamente úmida, o que piora as coisas), e o espanador porque espalha ainda mais a poeira e, consequente, as bactérias.

Tirar pó dos móveis, assim como movê-los do lugar para deixar todos os cantos limpos também é aconselhável no inverno. Além disso, o uso de água sanitária e vinagre para a limpeza geral pode ser uma boa ideia, isso deixa o ambiente livre de fungos. 

Mantenha o ambiente ventilado 

Mesmo que a sua vontade seja de manter todas as portas e janelas fechadas no inverno, por conta do frio, lembre-se que manter o ambiente sempre bem ventilado é necessário para garantir a saúde de toda a família. O ar precisa circular justamente para evitar o acúmulo de bactérias e vírus. Isso também evitará o contágio de doenças, caso um dos familiares esteja com gripe, por exemplo. 

Outra dica para a época mais fria do ano, é o uso de umidificadores de ar, eles são uma opção para melhorar a vida de quem sofre com alergias. Mas se você não tiver um aparelho desses, uma bacia com água ou toalhas molhadas, espalhadas por alguns locais da casa, podem ajudar. 

Roupas e jogos de cama precisam de sol 

Antes de usar aquelas peças que ficaram guardadas no guarda-roupa durante o verão inteiro – casacos, cobertores, edredons e cachecóis, por exemplo -, é necessário que elas passem por uma higienização e sejam colocadas ao sol, para que estejam verdadeiramente livres de mofo e poeira. Arejar os colchões e travesseiros no sol também é uma ótima dica para não deixar que ácaros e mofos tomem conta desses objetos que ficam tão sensíveis à umidade. 

Guarde objetos das estantes e quarto das crianças 

Evitar o acúmulo de poeira é um dos principais objetivos para a manutenção da sua saúde no inverno. Então, uma opção para isso é guardar todos os objetos que ficam expostos em estantes ou nichos da parede. Livros, porta-retratos e bichos de pelúcia são alguns exemplos. 

O ideal é que eles sejam guardados em armários fechados, de preferência em locais que não peguem umidade (para evitar mofo), e que esses armários sejam abertos, para ventilação, periodicamente. 

Faça a manutenção de chuveiros, aquecedores e ar-condicionado 

Não espere os equipamentos apresentarem problemas nos dias mais frios para, só então, lembrar que eles precisam de manutenção. Por isso, antes mesmo da chegada dos dias mais frios, chame os profissionais especializados para realizarem a manutenção preventiva do chuveiro, aquecedor e ar-condicionado da sua residência. Isso evitará problemas e gastos ainda maiores para o conserto de eventuais defeitos. 

Pronto, agora que você já sabe como cuidar da casa no inverno, é só curtir esse friozinho com a companhia que você mais gosta no mundo.  Ah, e se quiser esquentar esse friozinho com um bom vinho e, o melhor, sem sair de casa, escolha uma opção do wine4u.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *