Categories
Novidades

Última atualização em 11 de dezembro de 2024 por market4u

Com o fim de 2024, é hora de pensar no rumo que o mercado deve tomar para o próximo ano. Por isso, neste post nós vamos falar sobre as tendências para o varejo em 2025 e, para isso, teremos a contribuição do nosso CEO, Eduardo Cordova. Acompanhe! 

A verdade, que já vinha moldando o mercado em 2024 e deve continuar em 2025 e pelos próximos anos, é que as empresas estão apostando na inovação para oferecer conveniência e personalização, a fim de atender um cliente cada vez mais exigente e uma nova geração que busca por esse bem-estar. 

“Estamos vivendo uma revolução na forma como as pessoas interagem com o varejo. Quem não se adaptar, ficará para trás”.

Eduardo Cordova, sócio-fundador e CEO do market4u

Para ele,o cenário é de constante adaptação, por isso destaca 5 tendências do varejo para ficar de olho.

Expansão dos mercados autônomos

O segmento dos mercados autônomos se consolida como uma das principais tendências para o varejo em 2025, proporcionando uma experiência de compra rápida e prática, sem a necessidade de atendentes.

“O varejo autônomo é a resposta do ritmo acelerado da vida moderna, onde a agilidade é essencial, como o varejo sem atendimento humano e o pagamento realizado por aproximação, que se torna cada vez mais comum, já que oferece rapidez, em uma compra sem filas e aumenta a satisfação dos clientes”.

Inteligência artificial para personalização

Cada vez mais presente para entender e prever o comportamento do consumidor, criando experiências personalizadas e recomendando produtos com base no histórico de compras e preferências, a Inteligência Artificial também é uma das tendências para o varejo em 2025, pois traz facilidade para o cliente e também para os gestores das redes varejistas.

No market4u, por exemplo, existe um sistema exclusivo que, além de facilitar a gestão via aplicativo, traz inteligência para apoiar os franqueados na operação diária.

“A IA é uma aliada estratégica, através dos dados, pois nos permite analisar padrões de consumo em tempo real e prever a demanda de produtos com base no histórico de compras e comportamento dos clientes. E para o cliente, ela torna a jornada de compra mais atrativa, com aviso sobre produtos em promoção, facilitando as compras do dia a dia”. 

Sustentabilidade e transparência

Consumidores cada vez mais conscientes exigem práticas sustentáveis e transparência das marcas. Por isso a sustentabilidade e transparência deve ser vista como uma tendência do varejo para 2025, mas também como uma responsabilidade das companhias. 

“A sustentabilidade e a transparência se tornaram essenciais para o consumidor atual, que valoriza marcas comprometidas com o impacto ambiental e social. Entendo que é fundamental acompanhar essa demanda, pensando em soluções eficientes para o nosso negócio, buscando fornecedores alinhados com a nossa cultura e que façam parte de uma mudança positiva para o futuro do planeta”. 

Retail Media

A autonomia do cliente na loja, assim como o uso do aplicativo para finalizar as compras, oferece um amplo espaço para retail media, uma publicidade que pode beneficiar o varejista e outras marcas parceiras, gerando mais renda e lucro para todos, além de melhorar a experiência do cliente. 

“Sabemos quais os produtos preferidos dos nossos clientes e conseguimos oferecer promoções exclusivas, baseadas em seu perfil de consumo, além de apresentar opções de produtos compatíveis com seus gostos”.

Uso de dados em tempo real

O uso de dados em tempo real, uma das grandes e principais tendências do varejo para 2025, é uma função que permite que o varejista tome decisões rápidas e assertivas, reagindo imediatamente às mudanças de demanda e preferências do consumidor. 

Isso possibilita ajustes de estoque, reposicionamento de produtos e personalização de ofertas, por exemplo. Para o CEO do market4u, com essa capacidade de resposta, o varejista não só aprimora a eficiência operacional como também fortalece a conexão com o cliente, que percebe a marca como alinhada às suas necessidades.

“Os dados são extremamente valiosos, através deles conseguimos não só ajustar a rota, mas também entender quais serão os novos caminhos a serem percorridos no negócio”.

De acordo com Edu, essas tendências do varejo para 2025 se adaptam ao comportamento dinâmico do consumidor, buscando inovar e otimizar a experiência de compra. “A flexibilidade e a capacidade de entender o cliente em tempo real são o novo padrão do varejo”, finaliza.

market4u: a maior rede de mercados autônomos da América Latina 

Como comentou o nosso CEO, Eduardo Cordova, no início deste post, o segmento dos mercados autônomos se consolida como uma das principais tendências para o varejo em 2025. Por isso, você, empreendedor precisa conhecer o market4u, que é a maior rede do segmento na América Latina, além de ser a maior microfranquia do Brasil. 

Já são mais de 500 franqueados em todas as regiões do país, que lucram 24h por dia com suas lojas autônomas. Eles não necessitam contratar funcionários, dependendo do número de unidades que possuem, pois gerenciam suas operações por meio da tecnologia do market4u, que é própria e a melhor do segmento. 

Ao todo, já são mais de 2.100 lojas, instaladas em condomínios residenciais e comerciais, além das empresas que decidiram oferecer aos seus colaboradores mais comodidade para o dia a dia e, com isso, têm facilidade de conquistar e reter talentos. 

Então, se você quer estar por dentro das tendências do varejo em 2025 e lucrar com isso ou levar mais praticidade para os ambientes que você gerencia, clique no banner abaixo!

Deixe um comentário

Categorias